Chegou a hora da final épica que muitos brasileiros esperavam. Depois de ver Italo Ferreira passar pelo 11 vezes campeão mundial Kelly Slater na primeira semifinal, o bicampeão mundial Gabriel Medina não deixou por menos e superou o também norte-americano Griffin Colapinto no segundo confronto.
Agora, os dois brasileiros se enfrentam na histórica final que vale a taça de campeão do Champinship Tour 2019.
Para bater Griffin, Medina mostrou as garras desde o início da bateria, disputando ferozmente a primeira onda, chegando perto de cometer uma interferência no adversário. Apesar de não conseguir uma nota expressiva, o brasileiro não diminuiu o ritmo e seguiu na caça pela vitória, colocando pressão no californiano com notas 5.00 e 8.00.
Griffin, que obteve 6.00 como melhor nota, passou a buscar 7.01 para reverter a situação. Nos minutos finais, enquanto o norte-americano deixou a situação dramática na praia por ter a prioridade, mas de nada adiantou.
Finalistas da prova, Italo e Medina já disputaram uma finalíssima este ano. Em uma batalha eletrizante, o bicampeão mundial levou a melhor em Jeffreys Bay, África do Sul, totalizando incríveis 19.50 pontos, contra 16.77 do rival.