Em um dia de altas ondas em Carcavelos, Aritz Aranburu é o vencedor do Capítulo Perfeito 2022 – Powered by Billabong. O surfista do País Basco virou a bateria final nos últimos minutos. Esta é a segundo vez que Aritz levanta o troféu do Capítulo Perfeito. Em 2016 também achou o caminho dos tubos na edição que aconteceu na Praia do Norte, Nazaré.
“Consegui completar a missão deste campeonato. Amo competir. É o que nasci para fazer. Estou feliz de verdade por estar em Portugal com este bom tempo e boas ondas”, diz Aritz. Além da vitória, o basco venceu também o prêmio Go Chill Best Score e o prêmio 58 Surf Best Tube. Pelo primeiro lugar no Capítulo Perfeito Powered by Billabong, ganhou também uma bicicleta elétrica da ElectrikFatBike.
Outro finalista, o norte-americano Cory Lopez, também é veterano. Em sua quarta participação, parecia que a vitória estava em suas mãos. Passou quase toda a bateria final na liderança ao surfar ótimas esquerdas. Mas acabou superado. “Quando vi o Aritz dropar uma bomba e o público ir à loucura, já sabia que tinha virado”, diz Cory.
Para a alegria do público português, em terceiro lugar ficou o surfista local Pedro Boonman. “Não esperava estar na final, então estou muito feliz. Essa é a minha onda, é o que gosto de fazer, pegar bons tubos”, fala o local hero. O havaiano-brasileiro Kiron Jabour ficou com a quarta colocação na final, mas surfou ótimas ondas durante todo o evento. “Na bateria final não achei nada de ondas”, comenta Kiron.
Pela manhã, as ondas estavam um pouco menores do que a organização esperava. Mas quando a maré começou a encher, tubos mais pesados começaram a quebrar na bancada rasa e de areia de Carcavelos.
Bruno Santos e Lucas Silveira foram os representantes brasileiros na prova. Bruninho, que já venceu a edição do Capítulo Perfeito em 2015, desta vez não conseguiu achar as melhores oportunidades e acabou eliminado no Round 3.
Já Lucas Silveira competia pela primeira vez no evento como convidado e entrou para substituir Adriano de Souza, que de última hora não pode competir por conta de uma lesão no joelho. Lucas avançou até a semifinal, cravando uma boa participação de estreia.
Outro destaque do dia foi Clay Marzo. O havaiano não habituado a surfar de roupa de borracha, caiu na água usando somente shorts e lycra. Surfou duas baterias assim, com a água próxima aos 10º C e vento frio. “Fiquei com um pouquinho de frio quando entrei, mas foi tranquilo”, fala Clay. O havaiano se jogou nas bombas, mostrou muita atitude e levou o Prêmio Wipeout do Dia.
O australiano Russell Bierke também mostrou atitude para pegar as ondas de Carcavelos e ficou com o Prêmio Ricardo dos Santos, entregue ao surfista mais comprometido.
Para Rui Costa, organizador do evento, esta “foi mais uma edição em que mostramos a essência do Capítulo Perfeito Powered by Billabong: Ondas perfeitas, tubos, vento terral e performances incríveis dos melhores tube riders do mundo”, conclui.
Resultado Final
1 Aritz Aranburu (ESP) – 12,00 pontos
2 Cory Lopes (EUA) – 10,25 pontos
3 Pedro Boonman (POR) – 6,05 pontos
4 Kiron Jabour (HAV) – 6,20 pontos