Capítulo Perfeito

A despedida de Tiago Pires

Despedida das competições do português Tiago "Saca" Pires, ex-top do CT, acontece no Capítulo Perfeito powered by Billabong.

0

O Capítulo Perfeito powered by Billabong, competição internacional de surfe que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de ondas do inverno português, vai prestar uma homenagem especial a Tiago “Saca” Pires, uma das maiores lendas do surfe português e um grande nome na história do evento. A iniciativa será realizada durante a final da 11ª edição, assinalando o encerramento oficial da carreira competitiva do surfista.

Saca, que foi o primeiro surfista português a aceder ao Championship Tour da WSL, foi também o grande vencedor da primeira edição do Capítulo Perfeito, em 2012, sendo reconhecido pela sua mestria nos tubos tanto em competição como no free surf.

A sua carreira nos circuitos profissionais foi pautada por performances brilhantes que reforçaram a sua reputação internacional de tube rider, com destaque para as notas 10 (pontuação máxima) alcançadas em Pipeline (Monster Energy Pro, 2005) e em Teahupoo (Billabong Pro Tahiti, 2008).

Entre as suas melhores atuações em ondas tubulares, também vale ressaltar o histórico terceiro lugar alcançado no Rip Curl Pro Search de 2008, em Bali, Indonésia, onde dominou os tubos de Uluwatu eliminando pelo caminho nomes icônicos do surfe mundial, como Kelly Slater.

Já no free surf, Tiago sempre mostrou um apetite especial por desbravar ondas inexploradas, pesadas e tubulares. Em 2005, foi um dos primeiros surfistas a fazer tow-in em Nazaré, Portugal, e, antes disso, já tinha sido um dos primeiros a surfar a tenebrosa onda da Cave, considerada uma das mais perigosas do mundo.

Depois de ter anunciado a sua retirada dos circuitos profissionais em 2016, Tiago manteve algumas participações ocasionais em eventos especiais, com destaque para o Capítulo Perfeito powered by Billabong.

No dia do evento, ele terá a honra de inaugurar a final, unindo-se aos quatro finalistas no line up para pegar a primeira onda e dar início à bateria decisiva. Este momento simbólico celebra não só a sua contribuição para o surfe português, mas também a sua ligação especial com o Capítulo Perfeito, onde, além do título conquistado, protagonizou performances memoráveis e foi premiado com o troféu Ricardo dos Santos Atitude em 2015.

Para Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito, “homenagear o Saca nesta edição é reconhecer o impacto que ele teve no surfe nacional e internacional, e na própria essência do Capítulo Perfeito. Ele é um exemplo de dedicação, talento e coragem, qualidades que queremos sempre enaltecer em nosso evento.”

A janela oficial para a competição vai até o dia 11 de março e um prêmio em disputa soma $€ 50 mil.

Surfistas convidados

Aritz Aranburu (ESP)

Balaram Stack (EUA)

Bruno Santos (BRA)

Clay Marzo (HAV)

Craig Anderson (AUS)

João Guedes (POR)

João Maria Mendonça (POR)

Miguel Blanco (POR)

Nic von Rupp (POR)

Noa Deane (AUS)

Noah Beschen (HAV)

Pedro Boonman (POR)

Rob Machado (EUA)

Tiago Stock (POR)

Santiago Graça (POR)

Wildcard Performance (A ser anunciado)

Participantes: João Moreira, Tomás Valente, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, Santiago Graça, Lourenço Sousa, António Carvalho “Lacrau”

Surfistas Portugueses Substitutos

Guilherme Fonseca

Martim Carrasco

Martim Fortes

Guilherme Ribeiro

António Cardoso

Luís Perloiro

Women Special Heat

Camila Cardoso

Francisca Veselko

Mafalda Lopes

Yolanda Hopkins

Sobre o Capítulo Perfeito – O Capítulo Perfeito é um campeonato internacional de surfe que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de surfe do inverno português. Inserindo-se na categoria de specialty events, a prova tem como premissa ser realizada estritamente em condições consideradas perfeitas: ondas grandes e tubulares, o momento maior da modalidade. Nesta competição especial só os tubos são pontuados, não sendo considerada nenhuma outra manobra para a pontuação dos competidores.

O Capítulo Perfeito tem um período de espera de dois meses entre janeiro e março, sendo que o alerta para a realização da prova é dado com apenas 72 horas de antecedência, após um acompanhamento e apreciação detalhados das previsões do mar e da atmosfera. Desta forma, a organização assegura a realização do campeonato num só dia de ondas perfeitas, proporcionando aos fãs do surfe o espetáculo mais aguardado da temporada: os melhores surfistas nas melhores ondas.

O Capítulo Perfeito é um evento móvel que, ao longo dos anos, tem acontecido em diferentes praias do país, todas elas reconhecidas internacionalmente pela qualidade das suas ondas, como são os casos da praia de Supertubos, em Peniche (2012 e 2013); praia do Norte na Nazaré (2016 e 2017/2018); e praia de Carcavelos em Cascais (2014, 2015, 2019/2020, 2022, 2023, 2024).

Em 2025, a prova acontece novamente em Carcavelos, onde será celebrada a 11ª edição.

Leia mais

João Guedes é o escolhido

Carcavelos está de volta em 25

Quinta é dia de Trials

Santiago Graça vence Trials

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.