O cronograma de baterias da 9ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong, competição que será disputada na próxima terça-feira (28) na praia de Carcavelos, Portugal, foi alterado devido a desistências por parte de dois dos surfistas convidados.
O brasileiro Pedro Calado e o francês William Aliotti competem na prova em substituição do norte-americano Balaram Stack e do australiano Nathan Hedge. Confira abaixo as disputas do Round 1 da competição:
Sinal Verde emitido
Acabou a espera para o Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que reunirá 16 dos melhores tube riders de Portugal e do mundo para um dia inteiro de competição na praia portuguesa de Carcavelos, em Cascais. Depois de ter emitido um alerta amarelo há menos de 48 horas, a organização do evento acendeu a luz verde na manhã deste sábado (25), para que a prova seja colocada na água na próxima terça-feira (28). As previsões indicam ondas entre 2 e 3 metros e ventos terral de fraco a moderado, o que deve proporcionar tubos perfeitos, marca desta competição especial.
“Este é o swell que procurávamos”, fala Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito powered by Billabong. “Foi um inverno muito atípico, em que praticamente não houve ondulações grandes em Carcavelos. Felizmente seremos brindados, quase no final do período de espera, com uma ondulação grande de Oeste, que produzirá ondas com bastante tamanho e muita força. Temos garantias de que o vento vai ser favorável à formação de ondas tubulares e, como tal, esperamos que seja uma festa e que o público possa desfrutar dos melhores surfistas completando tubos bem próximos da areia”.
No total, 16 competidores participarão da prova: Adrian Buchan (AUS), Adriano de Souza (BRA), Aritz Aranburu (ESP), Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Clay Marzo (HAV), João Maria Mendonça (POR), Michael February (AFR), Miguel Blanco (POR), Nathan Hedge (AUS), Nic von Rupp (POR), Pedro Boonman (POR), Salvador Vala (POR), Tiago Pires (POR), Torrey Meister (HAV) e João Moreira (POR).
Pelo segundo ano consecutivo, seis surfistas da categoria New Generation também serão convidados a competir numa bateria especial. Francisco Mittermayer, Martim Fortes, Matias Canhoto, Salvador Vala, Santiago Graça e Tiago Faria vão a jogo para decidir quem será o melhor jovem surfista da 9ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong.
A competição terá a primeira chamada oficial às 7h (horário local) de terça-feira (4h de Brasília). O tubo será a manobra-rainha, e serão privilegiados os surfistas que completarem os tubos mais longos e/ou mais críticos.
O evento conta com um prize money global de 35 mil euros, incluindo 25 mil de premiação direta e 10 mil em prémios especiais: Melhor Tubo by 58SURF no valor de 2500, Maior Score by Go Chill no valor de 2000, Best Portuguese Surfer by Joaquim Chaves Saúde no valor de 1000, Maior Wipeout by Nixon no valor de 500, o Prémio Ricardo dos Santos Atitude by Corona no valor de 1500, o Prémio Especial Tricampeonato by Madpizza no valor de 2000 e ainda um cheque de viagem de 500 oferecido pela Globalis em conjunto com uma estadia de 7 dias no Hiddenbay Resort (Mentawai) para o vencedor do New Generation Special Heat.
A prova será transmitida no Brasil pelo canal ESPN Brasil, além do webcast bilíngue em www.capituloperfeito.com/live.
Os surfistas
Adrian Buchan (AUS)
Adriano de Souza (BRA)
Aritz Aranburu (ESP)
Balaram Stack (EUA)
Bruno Santos (BRA)
Clay Marzo (HAV)
João Maria Mendonça (PRT)
Michael February (ZA)
Miguel Blanco (PRT)
Nathan Hedge (AUS)
Nic von Rupp (PRT)
Pedro Boonman (PRT)
Salvador Vala (PRT)
Tiago Pires (PRT)
Torrey Meister (HAV)
João Moreira (PRT)