Capítulo Perfeito

Miguel Fortes monitora o pico

Diretor de prova Miguel Fortes revela expectativas a nona edição do Capítulo Perfeito, que tem janela até o próximo dia 9 de março em Carcavelos, Portugal.

0
Além de diretor de prova, Miguel Fortes é um dos locais mais respeitados da região.

O Capítulo Perfeito será realizado dentro de janela até o próximo dia 9 de março, e alguns dos melhores tube riders do mundo já estão em Portugal na expectativa pelo sinal verde da competição.

Clique aqui para saber mais sobre o Capítulo Perfeito

A decisão de colocar o evento na água em Carcavelos passa pelas mãos de Miguel Fortes, diretor de prova e lendário local dos Coxos. Em entrevista exclusiva ao Waves, Fortes fala um pouco sobre o que podemos esperar das condições do mar para a edição de 2023 do evento, além de outras questões sobre os atletas confirmados no evento.

A competição é realizada em Carcavelos, Portugal, com 16 atletas no páreo. São oito surfistas internacionais convidados, cinco portugueses escolhidos pelo público e três que recebem wildcard para a disputa. Entre os competidores, Adriano de Souza e Bruno Santos representam o Brasil. Confira a entrevista a seguir.

Quais seriam as condições ideais do mar em Carcavelos para esta edição do evento? Conte-nos mais detalhes e quais são os fatores que podem afetar estas condições.

As condições ideias são com ondas perfeitas e tubulares, com tamanho pelo menos over head (acima da cabeça) ou duas vezes acima.

As ondulações ideais são mais de oeste, que entram de frente na praia. Ultimamente os swells foram pequenos devido ao forte vento leste, que empurra toda a ondulação pra norte. É por conta de uma alta pressão que está em cima de Portugal.

Por isso estamos na espera desta ondulação. O mês de fevereiro e março costumam ser muito consistentes, mas devido a este fato o swell ideal ainda não chegou na costa.

Estamos esperançosos que em breve haja uma ondulação, e tem que ser combinada com vento Norte, que é terral na praia, abre os tubos e ajuda formar ondas perfeitas.

Quais são os principais desafios de um diretor de prova em eventos deste tipo? Qual a melhor maneira de tomar a decisão correta?

O maior desafio para o diretor de prova é dar o call no dia certo. Não é fácil, a praia precisa de condições específicas. Temos que dar o call poucos dias antes e monitorar, porque estas previsões do swell muitas vezes se alteram. É preciso estar bastante atento.

Como está a expectativa dos atletas locais que participarão da competição, e como o evento ajuda a fomentar o surfe na região?

Os surfistas locais estão com grande expectativa, porque é um evento especial. Quem não quer surfar somente com outras quatro pessoas em condições perfeitas e tubulares em Carcavelos? Todos também têm altas expectativas pelo que foi feito em outros anos, é um campeonato já bastante conhecido.

Este evento ajuda a fomentar o esporte na região porque, além dos melhores surfistas nacionais, vêm os melhores do mundo. O nível fica muito alto e consegue-se assistir a performances espetaculares, tubos incríveis aqui na praia.

Adriano de Souza e Bruninho Santos representam o Brasil no campeonato. Como é a relação dos surfistas brasileiros com a comunidade do surfe em Carcavelos e Portugal?

Bruninho (Santos) e Adriano (de Souza) são sempre bem recebidos, bem-vindos aqui. A gente conhece bem o surfe deles. O Bruninho é sempre um dos favoritos pela performance que tem nos tubos. O Adriano também, já foi campeão do mundo, todos conhecem o surfe dele. Estamos com altas expectativas de vê-los em Carcavelos.

O que podemos esperar de estreantes de peso que teremos nesta edição, como Michael February e Adrian Buchan?

Atletas internacionalmente conhecidos como Michael February e Adrian Buchan são excelentes tube riders e a expectativa é alta em vê-los. Vai ser um show ver estes surfistas entrando nos tubos e saindo nas baforadas.