Nesta quinta-feira (16) serão realizados na praia de Carcavelos, em Cascais, o Trials presented by UF Carcavelos Parede em memória de João Alexandre “Dapin”, icônico surfista de Carcavelos que faleceu em novembro de 2021, aos 55 anos.
Esta é uma prova de triagem apenas para surfistas locais, que define o surfista que vai ocupar a 15ª vaga do heat draw do Capítulo Perfeito powered by Billabong.
A disputa acontece entre João Moreira, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, Santiago Graça e António Carvalho “Lacrau”, e ainda Miguel Kilford e Francisco Mittermayer em substituição de Tomás Valente e Lourenço Sousa, respetivamente.
Com a primeira chamada agendada para as 07h30, o Trials será um pré-evento repleto de emoção, onde o talento local será posto à prova para definir um atleta que, com o seu conhecimento único da onda de Carcavelos, promete surpreender no evento principal.
“A realização do Trials, promovido pela União de Freguesias de Carcavelos e Parede, é mais uma excelente oportunidade para dar visibilidade ao talento da Freguesia e reforçar o vínculo da nossa população com o surfe. Esta prova de triagem permite que um surfista de Carcavelos possa competir ao lado de grandes nomes do surfe mundial, o que elevará o nosso nome ao mais alto patamar. Estamos entusiasmados com a chegada da fase preliminar e confiantes de que será um evento que destacará, uma vez mais, a qualidade das nossas praias, ondas e atletas. É sempre um orgulho poder apoiar iniciativas deste nível, que colocam a região no mapa mundial do surfe”, disse Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede.
O vencedor vai se unir aos 14 surfistas já confirmados pela organização, com oito atletas internacionais, Aritz Aranburu, Balaram Stack, Bruno Santos, Clay Marzo, Craig Anderson, Noa Deane, Noah Beschen e Rob Machado; bem como quatro surfistas portugueses que receberam convite direto para o evento, João Maria Mendonça, Miguel Blanco, Nic von Rupp e Pedro Boonman; o Wildcard Campeão Capítulo Perfeito 2024, Tiago Stock; e o surfista mais votado pelo público para entrar na prova, João Guedes.
Este ano a organização reservou um último wildcard (Wildcard Performance) a um surfista que só será conhecido nas vésperas da competição, garantindo à organização a oportunidade de convidar diretamente uma estrela internacional que tenha sido revelada durante o período de espera do evento.
O Capítulo Perfeito powered by Billabong é um evento especial que tem como objetivo apontar o melhor tube rider entre atletas portugueses e estrangeiros, no melhor dia do inverno português, em que o tubo será a única manobra valorizada pelos juízes. Os participantes serão notificados com apenas 72 horas de antecedência.
Prêmios
Outra importante novidade para 2025 é o aumento da premiação do evento para €$ 50 mil, um aumento de €$ 10 mil em relação à edição anterior. Destaque também para o troféu especial Ricardo dos Santos Atitude, que mais uma vez irá distinguir o surfista mais destemido e comprometido de todo o evento.
Surfistas convidados
Aritz Aranburu (ESP)
Balaram Stack (EUA)
Bruno Santos (BRA)
Clay Marzo (HAV)
Craig Anderson (AUS)
João Guedes (POR)
João Maria Mendonça (POR)
Miguel Blanco (POR)
Nic von Rupp (POR)
Noa Deane (AUS)
Noah Beschen (HAV)
Pedro Boonman (POR)
Rob Machado (EUA)
Tiago Stock (POR)
Wildcard Vencedor dos Trials* (A ser anunciardo
Wildcard Performance (A ser anunciado)
- Participantes: João Moreira, Tomás Valente, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, Santiago Graça, Lourenço Sousa, António Carvalho “Lacrau”
Surfistas Portugueses Substitutos
Guilherme Fonseca
Martim Carrasco
Martim Fortes
Guilherme Ribeiro
António Cardoso
Luís Perloiro
Women Special Heat
Camila Cardoso
Francisca Veselko
Mafalda Lopes
Yolanda Hopkins
Sobre o Capítulo Perfeito – O Capítulo Perfeito é um campeonato internacional de surfe que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de surfe do inverno português. Inserindo-se na categoria de specialty events, a prova tem como premissa ser realizada estritamente em condições consideradas perfeitas: ondas grandes e tubulares, o momento maior da modalidade. Nesta competição especial só os tubos são pontuados, não sendo considerada nenhuma outra manobra para a pontuação dos competidores.
O Capítulo Perfeito tem um período de espera de dois meses entre janeiro e março, sendo que o alerta para a realização da prova é dado com apenas 72 horas de antecedência, após um acompanhamento e apreciação detalhados das previsões do mar e da atmosfera. Desta forma, a organização assegura a realização do campeonato num só dia de ondas perfeitas, proporcionando aos fãs do surfe o espetáculo mais aguardado da temporada: os melhores surfistas nas melhores ondas.
O Capítulo Perfeito é um evento móvel que, ao longo dos anos, tem acontecido em diferentes praias do país, todas elas reconhecidas internacionalmente pela qualidade das suas ondas, como são os casos da praia de Supertubos, em Peniche (2012 e 2013); praia do Norte na Nazaré (2016 e 2017/2018); e praia de Carcavelos em Cascais (2014, 2015, 2019/2020, 2022, 2023, 2024).
Em 2025, a prova acontece novamente em Carcavelos, onde será celebrada a 11ª edição.
Leia mais