Um local de Saquarema dominou as ações no primeiro dia da última etapa do CS na temporada. Daniel Templar venceu a sétima bateria do Corona Saquarema Pro 2024 com o maior somatório de todas as 16 disputas realizadas neste sábado (12). No total 24 brasileiros competiram e 8 passaram de fase. Confrontos foram realizados em ondas com cerca de 1 metro no Point de Itaúna, a maioria direitas, lisas pela manhã e mexidas pelo forte vento maral a partir do início da tarde.
Clique aqui para ver as fotos
O dia começou com a categoria masculina e após as oito baterias do Round 1, as meninas foram pra água para mais oito disputas. Daniel não é integrante do CS 2024, mas passou a semana treinando forte em Itaúna mesmo sem saber se conseguiria uma vaga para a etapa. A confirmação ocorreu na sexta-feira (11) e a estreia aconteceu neste sábado, primeiro dia da janela para a realização da prova.
O saquaremense e Tully Wylie começaram a bateria de 30 minutos disputando espaço no pico. Eles chegaram a entrelaçar os braços. Logo depois, ainda no início, Daniel foi para a direita e Tully para a esquerda. O brazuca foi derrubado pelo australiano que acabou punido com uma interferência. A partir dali ele passou a somar apenas a melhor nota e a metade da segunda maior.
Daniel pegou boas direitas, arriscou manobras fortes e venceu com duas notas na casa dos 7 pontos. Ele assumiu a liderança após conquistar 7.33 com um potente layback, além de uma batida. Depois o saquaremense executou um cutback alongado e um aéreo reverse que valeram 7.70 pontos. O somatório de 15.03 foi o maior do dia. O norte-americano Ryan Huckabee avançou em segundo lugar. Tully (3º) e o sul-africano Paul Sampson (4º) se despediram da competição.
“Cara, eu estou muito amarradão de ter passado essa primeira bateria. O Challenger tem um nível muito alto, com todos surfando muito bem. Eu só tentei fazer o meu melhor ali, pegar minhas ondas, soltar meu surfe e deu certo. Agora é me manter focado para a próxima bateria e se Deus quiser, fazer um bom resultado”, disse Daniel durante entrevista exclusiva ao Waves. Sobre a interferência, ele contou: “Foi uma situação muito difícil ali. A gente começou meio que se impregnando na bateria, ele remava pra esquerda, eu ia pra esquerda, aí acabou ficando nessa e aí veio aquela onda. Eu remei o mais rápido que consegui pra ficar em pé primeiro que ele e dropar pra direita. Acabou que eles deram interferência para o australiano. E é isso, estou amarradão de ter passado, consegui soltar meu surfe ali, mandei um bom layback e consegui pegar boas direitas. Estou amarradão”.
Falcão voa pra segunda fase – Outro saquaremense que surfou bem neste sábado foi Rickson Falcão. Ele participou da oitava e última bateria da primeira fase masculina e avançou com vitória. Rickson começou a reagir na bateria aos 13 minutos. Naquele momento ele anotou 5.50 e subiu da quarta para a segunda posição. Logo depois o atleta rasgou e bateu de backside para colocar mais 5.70 no somatório e assumir a liderança.
Rickson seguiu num ritmo forte e a 10 minutos do fim anotou 7.00 pontos com quatro manobras na direita de Itaúna. Ele ainda atuou mais uma vez no confronto. A 2 minutos do término o surfista rasgou duas vezes antes de bater na junção da direita. Com a nota 6.63 ele venceu o duelo com o terceiro maior somatório do sábado, 13.63 pontos.
Maior nota – Jackson Baker abriu o Corona Saquarema Pro 2024 em alto nível. O australiano venceu a primeira bateria com 15 pontos no somatório. O ex-integrante do CT pegou sua primeira onda aos 7 minutos, e com rasgada alongada e forte, além de batida poderosa, anotou 7.00 pontos. O atleta chegou no último minuto em primeiro na bateria e ampliou a diferença para os adversários com a única nota no critério excelente do dia. O australiano executou um layback, rasgou duas vezes e atingiu a junção para inserir 8.00 no placar e avançar para a segunda fase.
Owen Moss também passou de fase. O norte-americano sofreu pressão de Valentin Neves no final, mas o brasileiro anotou 5.43 quando precisava de 6.76 pontos. Vitor Ferreira ficou em quarto lugar.
Feminino – Apenas uma brasileira avançou na categoria feminina. Alexia Monteiro competiu no terceiro duelo e venceu com as notas 5.50 e 4.87 pontos. Ela garantiu vaga no Round 2 junto com a havaiana Eweleiula Wong, que ficou em segundo lugar. Tainá Hinckel (3ª) e a norte-americana Talia Swindal (3ª) foram eliminadas.
“Estou muito feliz, foi muito emocionante e quero agradecer todo mundo que torceu por mim”, disse Alexia Monteiro, uma das convidadas pela WSL para participar do evento. “Sempre foi meu sonho correr uma etapa do Challenger Series e estar aqui significa muito pra mim. Foi uma correria pra estar aqui, porque recebi o convite 2 dias atrás, então só tenho que agradecer a Deus e minha família, por fazer o possível para chegar aqui. Obrigado a WSL pelo convite e embora pra próxima, porque tem muita coisa pra acontecer ainda”.
A melhor surfista foi Nanaho Tsuzuki. A japonesa foi venceu a bateria de número 2 após conquistar 13.67 na soma de suas duas maiores notas (7.00 e 6.67). Já a dona da maior nota foi Francisca Veselko. A portuguesa competiu no quarto confronto e chegou nos dois últimos minutos precisando de 5.07 para avançar. A surfista usou a prioridade, executou uma rasgada e uma batida para anotar 7.67 pontos.
Mais brasileiros – Além de Rickson, Daniel e Alexia, outros cinco brasileiros avançaram no dia e encontram outros 14 do país no Round 2. Alex Ribeiro, Lucas Vicente, Gabriel André, Leo Casal e Cauã Costa também estrearam neste sábado e passaram de fase.
Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Corona Saquarema Pro 2024 acontece neste domingo (13), às 7h30 (de Brasília). A previsão indica ondas de 0,5 metro com séries maiores e vento maral, que pode ser moderado ou forte.
Corona Saquarema Pro 2024
Round 1 Masculino
1 Jackson Baker (AUS) 15.00 x Owen Moss (EUA) 11.43 x Valentin Neves (BRA) 10.10 x Vitor Ferreira (BRA) 5.10
2 Cody Young (HAV) 11.90 x Alex Ribeiro (BRA) 10.50 x Luel Felipe (BRA) 9.90 x Ryan Kaynalo (BRA) 8.50
3 Rinta Oooto (JAP) 11.66 x Lucas Vicente (BRA) 11.10 x Heitor Mueller (BRA) 10.94 x Eric Bahia (BRA) 10.80
4 Guilherme Ribeiro (POR) 12.10 x Gabriel André (BRA) 10.36 x Lucas Chianca (BRA) 9.86 x Joaquim Chaves (POR) 9.66
5 Nacho Gundesen (ARG) 12.37 x Leo Casal (BRA) 11.13 x Joh Azuchi (JAP) 9.77 x Yan Sondahl (BRA) 8.93
6 Cauã Costa (BRA) 11.77 x Mihimana Braye (FRA) 10.86 x Kaue Germano 10.00 x Caio Costa (BRA) 7.24
7 Daniel Templar (BRA) 15.03 x Ryan Huckabee (EUA) 12.60 x Tully Wylie (AUS) 7.68 x Paul Sampson (AFS) 7.60
8 Rickson Falcão (BRA) 13.63 x Kauli Vaast (FRA) 10.46 x Gabriel Klaussner (BRA) 9.90 x Kai Martim (HAV) 7.03
Round 2 Masculino
1 Alejo Muniz (BRA) x Justin Becret (FRA) x Maxime Huscenot (FRA) x Jackson Baker (AUS)
2 Mikey McDonagh (AUS) x Jacob Willcox (AUS) x Kade Matson (EUA) x Owen Moss (EUA)
3 Callum Robson (AUS) x Dakoda Walters (AUS) x Charly Quivront (FRA) x Cody Young (HAV)
4 Miguel Pupo (BRA) x Dimitri Poulos (EUA) x Lucas Silveira (BRA) x Alex Ribeiro (BRA)
5 Jackson Bunch (HAV) x Morgan Cibilic (AUS) x Keijiro Nishi (JAP) x Rinta Oooto (JAP)
6 Michael Rodrigues (BRA) x Mateus Herdy (BRA) x Lucca Mesinas (PER) x Lucas Vicente (BRA)
7 Nolan Rapoza (EUA) x Deivid Silva (BRA) x Carlos Munoz (CRC) x Guilherme Ribeiro (POR)
8 João Chianca (BRA) x Ian Gentil (HAV) x Rafael Teixeira (BRA) x Gabriel André (BRA)
9 Samuel Pupo (BRA) x Josh Burke (BAR) x Taro Watanabe (EUA) x Nacho Gundesen (ARG)
10 Jordan Lawler (AUS) x Hiroto Ohhara (JAP) x Luke Slijpen (AFS) x Leo Casal (BRA)
11 Edgard Groggia (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Riaru Ito (JAP) x Cauã Costa (BRA)
12 Joel Vaughan (AUS) x Winter Vincent (AUS) x Oscar Berry (AUS) x Mihimana Braye (FRA)
13 George Pittar (AUS) x Dylan Moffat (AUS) x Jett Schilling (EUA) x Daniel Templar (BRA)
14 Alan Cleland (MEX) x Jarvis Earle (AUS) x Shion Crawford (HAV) x Ryan Huckabee (EUA)
15 Marco Mignot (FRA) x Gatien Delahaye (FRA) x Reef Heazlewood (AUS) x Rickson Falcão (BRA)
16 Kai Odriozola (ESP) x Alister Reginato (AUS) x Levi Slawson (EUA) x Kauli Vaast (FRA)
Round 1 Feminino
1 Teresa Bonvalot (POR) 11.50 x Nora Liotta (HAV) 9.77 x Mafalda Lopes (POR) 7.90 x Kayane Reis (BRA) 3.60
2 Nanaho Tsuzuki (JAP) 13.67 x Vera Jarisz (ARG) 9.90 x Sol Aguirre (PER) 9.00 x Malia Lima (HAV) 5.86
3 Alexia Monteiro (BRA) 10.37 x Eweleiula Wong (HAV) 9.53 x Tainá Hinckel (BRA) 9.17 x Talia Swindal (EUA) 9.03
4 Francisca Veselko (POR) 12.00 x Daniella Rosas (PER) 10.43 x Leilani McGonagle (CRC) 9.80 x Taís Almeida (BRA) 6.54
5 Janire Gonzalez Etxabarri (ESP) 12.23 x Amuro Tsuzuki (JAP) 9.03 x Jessie Van Niekerk (AFR) 8.40 x Camila Sanday (CAN) 4.86
6 Annette Gonzalez Etxabarri (ESP) 10.20 x Rosie Smart (AUS) 9.70 x Paloma Pardo (BRA) 6.00 x Sara Wakita (JAP) 4.47
7 Anon Matsuoka (JAP) 11.60 x Minami Nonaka (JAP) 8.37 x Saffi Vette (AUS) 5.30 x Sophia Gonçalves (BRA) 2.67
8 Zoe Benedetto (EUA) 10.17 x Sanoa Dempfle-Olin (CAN) 8.56 x Ariane Ochoa (BAS) 8.26 x Monik Santos (BRA) 3.37
Round 2 Feminino
1 Sally Fitzgibbons (AUS) x Keala Tomoda-Bannert (HAV) x Teresa Bonvalot (POR) x Vera Jarisz (ARG)
2 Yolanda Hopkins (POR) x Bronte Macaulay (AUS) x Nanaho Tsuzuki (JAP) x Nora Liotta (HAV)
3 Vahine Fierro (FRA) x Sophia Medina (BRA) x Alexia Monteiro (BRA) x Daniella Rosas (PER)
4 Nadia Erostarbe (BAS) x Ellie Harrison (AUS) x Francisca Veselko (POR) x Eweleiula Wong (HAV)
5 Isabella Nichols (AUS) x Laura Raupp (BRA) x Janire Gonzalez Etxabarri (ESP) x Rosie Smart (AUS)
6 Alyssa Spencer (EUA) x Tessa Thyssen (FRA) x Annette Gonzalez Etxabarri (ESP) x Amuro Tsuzuki (JAP)
7 Luana Silva (BRA) x Kirra Pinkerton (EUA) x Anon Matsuoka (JAP) x Sanoa Dempfle-Olin (CAN)
8 Erin Brooks (CAN) x Macy Callaghan (AUS) x Zoe Benedetto (EUA) Minami Nonaka (JAP)