Corona Saquarema Pro 2024

Deivid é vice em Itaúna

Deivid Silva perde para francês Marco Mignot na final do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil. Samuel Pupo é campeão do CS. Macy Callaghan leva no Feminino.

Deivid Silva fica em segundo no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil.

O último dia do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, disputado nesta quarta-feira (16), na Praia de Itaúna, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, rolou em ondas de um pouco mais de 1 metro. E deu Brasil na grande final do evento válido pela última etapa do Challenger Series. Deivid Silva foi derrotado pelo francês Marco Mignot, que levantou o caneco nas areias da cidade carioca.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

DVD fez uma etapa impecável, conseguindo, além do vice campeonato, a classificação para o Championship Tour 2025 durante o torneio. Deivid também foi o responsável por qualificar o compatriota Edgard Groggia ao Tour. Silva venceu Mateus Herdy nas quartas de final e o resultado classificou Groggia.

Vahine Fierro, Macy Callaghan, Deivid Silva e Marco Mignot, finalistas do Corona Saquarema Pro 2024, Itaúna.

“Amarradão de ter feito essa final aqui em Saquarema, era um sonho poder fazer uma final aqui no Brasil, que é um lugar incrível. Saquarema também, é um lugar que eu gosto bastante, todo ano que eu venho pra cá estou relaxando, porque é um lugar que é muito bom por ter altas ondas por aqui e os lugares são alucinantes. E amarradão de ter se classificado também para o Tour do ano que vem, que vai ser incrível. Agora é focar para os próximos eventos que estão vindo para o próximo ano. E é lógico, descansar um pouquinho agora porque a gente não descansou. Tirar aquela semaninha, duas no máximo de descanso para poder realmente voltar com tudo aí para o CT”, diz DVD.

Na final, Deivid e Marco fizeram um bom duelo, com o francês largando na frente nos 10 primeiros minutos, depois de uma boa direita e execução de manobras fortes, que rendeu 6.00 pontos. DVD saiu atrás, pegando apenas uma onda no período, com nota baixa (2.50 pontos).

Faltando menos de 5 minutos para acabar, Mignot disparou na liderança depois de tirar 8.33 dos juízes. O francês achou a melhor onda do dia, uma série para a direita, mandou batidas, rasgadas e completou com aéreo na base para vencer o título.

“Foi um ano incrível para mim”, diz o francês Marco Mignot, que com apenas 20 anos, será o mais jovem na elite do CT em 2025. “Eu só tenho tentado viver o momento presente a cada segundo. Minha estada aqui em Saquarema foi realmente incrível. Eu tinha como objetivo, vencer uma etapa do Challenger Series e me classificar para o CT, então estou feliz por ter conseguido as duas coisas aqui. Sei que é preciso seguir trabalhando duro com dedicação, porque um novo capítulo está chegando e me sinto pronto para o ano que vem”.

DVD x Herdy – Depois de conseguir a classificação para o Championship Tour 2025, Deivid Silva encarou Mateus Herdy, que estava na busca da vaga à elite, na bateria 2 das quartas de final. Herdy precisava passar às semifinais para entrar no G-10 do ranking masculino do Challenger Series e se garante sem depender de ninguém se vencer o torneio carioca.

O duelo de compatriotas começou com o DVD mais ativo, pegando duas ondas logo no início do embate. As duas primeiras notas do Deivid (3.43 e 3.00 pontos) o colocou na frente por alguns minutos. Na sequência, Herdy iniciou o plano de voo e aplicou aéreo em duas ondas e virou o confronto. As manobras progressivas rendeu a ele 5.33 e 3.87. Mesmo com a virada em minutos, Mateus seguiu na estratégia e, na terceira onda, mandou mais um aéreo de rotação completa e trocou o 3.87 por 5.00.

A bateria ficou morna por alguns minutos e, faltando menos de 14 minutos para o fim, os dois buscaram mais séries para direita. Herdy melhorou sua pontuação depois de aplicar três batidas e pegar 6.67 pontos dos juízes, ficando na liderança.

DVD fez a onda toda com batidas e rasgadas de backside, conseguindo 6.67, encostando no Herdy. E Deivid conseguiu a virada faltando menos de 7 minutos para o final utilizando a mesma estratégia, executando diversas batidas de backside, tirando 6.33.

A partir disso Herdy foi para o tudo ou nada e mandou outro aéreo de frontside, mas não foi o suficiente para revirar. Isso porque o DVD foi para uma direita, acelerou de backside e voou alto e garantiu a vaga nas semifinais. Com o resultado, Herdy foi eliminado da etapa e não teve mais chances de qualificação para o CT e classificou o Edgard Groggia.

Edgard Groggia na elite – Edgard Groggia, apesar de eliminado na terceira fase do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, na última terça-feira (15), garantiu sua vaga na elite após a derrota de Mateus Herdy para Deivid Silva nas quartas de final do torneioeio.

Com o resultado, Groggia não pode ser alcançado no ranking e é o sexto brasileiro classificado via Challenger Series. Samuel Pupo, Ian Gouveia e Alejo Muniz chegaram ao Rio de Janeiro já dentro do CT e Deivid Silva e Miguel Pupo, como Edgard, conseguiram qualificação em Itaúna.

Samuel Pupo campeão do CS – Já classificado para o CT, Samuel Pupo consagra-se como o grande campeão da temporada do Challenger Series. A confirmação veio após os resultados do quarto dia do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, na última terça-feira (15).

Samuel foi eliminado no round 3 foi na etapa carioca e foi consagrado campeão com a pontuação de 25.865, número que seus adversários não alcançariam. Abaixo de Pupo, na segunda colocação, está Ia Gouveia com 22.810 pontos e logo depois, em terceiro, outro brasileiro, Alejo Muniz com 19.105. Clique aqui e confira ranking masculino completo.

“Fui muito feliz. No ano passado fiquei em segundo lugar no ranking e esse ano eu consegui vencer. Não foi um evento bom aqui em Saquarema, mas o trabalho feito durante o ano inteiro valeu a pena no final. Muito feliz de trazer esse título pro Brasil e pra minha família também. E é começar o ano que vem com o pé direito”, diz Samuel.

Seleção brasileira – Com a confirmação de Edgard Groggia, agora são 12 titulares confirmados na seleção brasileira da WSL para o CT 2025: os campeões mundiais Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira; Yago Dora, João Chianca, além da Tatiana Weston-Webb pelo CT e seis pelo Challenger Series, Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo Deivid Silva e agora Edgard.

Classificados no CS – Os 10 nomes masculinos e 5 femininos já qualificados para o Championship Tour (CT) foram definidos, assim como os atletas do Challenger Series (CS) de 2025. O ranking do CS reclassifica os surfistas para o circuito do ano seguinte, sendo os competidores que ficaram entre o 11º e o 20º lugar, no masculino, e entre o 6º e o 10º, no feminino, os que têm a oportunidade de disputar uma nova vaga. O Brasil conta com Mateus Herdy em 12º e Michael Rodrigues em 13º na lista masculina. No feminino, Sophia Medina ocupa a 10ª colocação.

Macy Callaghan comemora título do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil.

Final do feminino – A australiana Macy Callaghan venceu a francesa Vahine Fierro na decisão das mulheres. Macy começou forte o duelo, com duas nodas boas já nas três primeiras ondas, que rendeu 6.67 e 5.67 nas duas principais notas. A aussie administrou o embate até a metade da bateria, quando Vahine deu uma reagida e fez suas duas melhores notas três últimas ondas. Com 5.37 e 5.20, Vahine equilibrou o duelo para tentar a virada, mas não foi suficiente. Callaghan ganhou por 12.34 a 10.57 de Vahine.

“Estou muito feliz e, na verdade, muito cansada também”, fala Macy Callaghan. “Foi para isso que vim para cá e estou muito contente por terminar a temporada com uma vitória. Saquarema é um lugar sempre muito divertido, as ondas estavam ótimas e o clima muito bom também, depois de toda aquela neblina na etapa de Portugal. No fim de semana, nós meninas competimos com a praia lotada de gente e teve aquele show de aviões (demonstração aérea da Esquadrilha CEU), que foi muito legal. Vai ser muito bom voltar pra casa depois de 3 meses viajando, rever meus amigos e a família será bom demais”.

Corona Saquarema Pro 2024

Quartas de final Feminino

1 Yolanda Hopkins (POR) 15.17 x 12.00 Teresa Bonvalot (POR)

2 Vahine Fierro (FRA) 12.73 x 11.03 Sophia Medina (BRA)

3 Isabella Nichols (AUS) 13.50 x 10.94 Janire Gonzalez Etxabarri (ESP)

4 Macy Callaghan (AUS) 13.60 x 13.06 Luana Silva (BRA)

Quarta de final Masculino

1 Jackson Baker (AUS) 14.20 x 14.20 Kade Matson (EUA)

Deivid Silva (BRA) 13.07 12.50 Mateus Herdy (BRA) 

3 Joel Vaughan (AUS) 12.90 x 3.77 Cauã Costa (BRA)

4  Marco Mignot (FRA) 15.27 x 12.50 Levi Slawson (EUA)

Semifinais Feminino

1 Vahine Fierro (FRA) 12.73 x 11.67 Yolanda Hopkins (POR)

2 Macy Callaghan (AUS) 10.90 x 8.17 Isabella Nichols (AUS)

Semifinais Masculino

Deivid Silva (BRA) 13.76 X 13.67 Jackson Baker (AUS)

2 Marco Mignot (FRA) 15.83 x 12.86 Joel Vaughan (AUS)

Final Feminino

Macy Callaghan (AUS) 12.34 x 10.57 Vahine Fierro (FRA)

Final Masculino 

Marco Mignot (FRA) 14.73 x 12.40 Deivid Silva (BRA) 

 

Exit mobile version