Uma das missões mais prazerosas e trabalhosas que temos no mundo do surfe é escolher a prancha certa, para a condição certa. O ideal, claro, é ter um quiver com diversos tamanhos, formatos, configurações de quilhas, entre outros.
Entretanto, nem sempre dispomos de grana para realizar todos os sonhos relacionados à pranchas. Com nosso guia, esperamos ajudar você a encontrar aquele shape que encaixe bem em seu surfe.
Nessa matéria você pode conferir alguns modelos desenvolvidos pelo ex-surfista profissional e designer Guga Arruda ao longo de seus mais de 40 anos de experiência no surfe. Altas pranchinhas. Vale conferir.
Hipster – Uma prancha extremamente versátil, funciona em ondas de 1/2 a 3m de altura, com fundo double concave. Executa muito bem manobras nas bordas e ataca o lip mesmo sendo larga. Com um bom domed deck e bordas mais para baixas, ela se mantém sensível aos comandos e por isso surfa em alta performance, apesar de esconder bastante volume na sua largura, especialmente para frente. Para todo tipo de surfista do iniciante ao avançado. Indicada de Tri e Quad.
Minilong – Com frente larga e rabeta performance, brinca de ser long! Com remada fenomenal, corta as ondas e permite pé no bico, além de manobrar de borda e dar batida como uma Evolution. É simplesmente viciante e apaixonante nos mares de verão.
Performer – Resultado de mais de 40 anos de experiência profissional do surfista Guga Arruda, somados aos seus 20 anos como shaper e coach de diversos atletas de alta performance! Durante todo esse tempo, ele se dedicou a aprimorar e estudar as pranchas dos melhores atletas do mundo, identificando e ajustando todos os pequenos elementos que contribuem para uma performance de alto nível.
SK11 – Evolução das pranchas da família skate – Tem o bico larguinho e o out line mais pra paralelo, curva de moderada para baixo e as bordas suaves, superou suas antecessoras e atingiu a posição de maroleira oficial do Guga Arruda. Anda na marola com muita velocidade, permite um surf de borda, oferecendo rasgadas perfeitas e é especial para aéreos e giros.
Tuco Model – Esse modelo, desenvolvido para o surfista e skatista de alta performance Tuco Arruda é originado da SK11, mantendo a velocidade de um fundo de curva baixa e suave, concave no pé da frente e doble concave no pé de trás, o domed deck é moderado e as bordas baixas e redondas, fáceis de cravar na agua tendo como característica principal uma rasgada redonda e bem inclinada, recebeu um leve estreitamento de bico e rabeta, com um wing leve na altura do pé de trás, terminando em swalow, ataca o critico da onda e chuta a rabeta com radicalidade, anda muito em ondas pequenas e aguenta bem ondas até 1.5 metros. É a preferida do Tuco e sem duvida uma das melhores e mais versáteis entre as pranchas da Powerlight.
Joker Full Carbon – Atende o dia a dia do Brasil, mas também atua como semi-gun, especial para ondas cavadas como a Indonésia! Tem o fundo Reverse Vee, com Vee Bottom no pé da frente e concave no pé de trás, bordas baixas e domed deck. Especial para ondas cavadas e tubos, veloz, com muita rasgada de borda e ataque ao crítico! Simplesmente completa! Indicada de Tri e quad.
Flyer Fish – Quadriquilha, retrô. Bem larga e menor do que a sua maroleira, com muita flutuação, proporciona uma remada incrível e entrada fácil nas ondas. Double Wings, vee bottom na rabeta com flat no centro e low rocker, fará com que você tenha muita velocidade com maleabilidade para trocar de bordas e fazer um surf de qualidade até nas piores ondas, perfeita para quem curte um surf estiloso de borda, com cutbacks e rasgadas alucinantes.
Flyer Fish sem longarina – Quadriquilha, retrô. Bem larga e menor do que a sua maroleira, com muita flutuação, proporciona uma remada incrível e entrada fácil nas ondas. Double Wings, vee bottom na rabeta com flat no centro e low rocker, fará com que você tenha muita velocidade com maleabilidade para trocar de bordas e fazer um surf de qualidade até nas piores ondas, perfeita para quem curte um surf estiloso de borda, com cutbacks e rasgadas alucinantes.
Faca na Manteiga – Design de alta performance, ideal para mares de meio a um metro e meio, é a prancha oficial do Guga Arruda para ondas de tamanho médio. Fundo concave e rocker suave com rabeta round square, proporciona fluidez nas curvas e funciona muito nas trocas de bordas na água e por isso recebeu o nome de Faca na Manteiga. Prancha excepcional para surfistas intermediários e avançados que estão querendo melhorar as manobras de borda, funciona nas mais variadas condições de ondas.
Fun Powerlight – Muita remada e super manobrável, ideal para iniciantes e mágica para o bom surfista nos dias de marolas. Fundo flat com vee na rabeta, suporta até 120 kg. Essa fun anda até sem onda!