No terceiro dia de competições da terceira e decisiva etapa do circuito mais tradicional do Brasil, seis atletas já consolidaram seus nomes antecipadamente como campeões paulistas e uma competidora de outro estado garantiu o título do Circuito Hang Loose Surf Attack 2022, evento que conta com os patrocínios da Sthill, Mobyou, Giga+ Fibra e Chilli Beans, que acontece na Praia de Camburi, no Litoral Norte de São Paulo.
A única final que ficou para ser decidida no domingo foi a Sub 18, que promete ser muito acirrada devido ao nível técnico de surfe dos competidores. Estão na disputa do troféu paulista o sebastianense Matheus Neves, líder do ranking e atual campeão paulista Sub 16 de 2022, Murilo Coura, campeão Brasileiro Sub 14 em 2020 e bicampeão paulista Sub 12 e Sub 14, e os ubatubenses Kailani Rennó e Guilherme Fernandes.
Sol Carrion, Carol Bastides, Giovanna Donato, John Muller, Matheus Neves e Vini Palma são os atuais campeões paulistas de 2022, e a paranaense Luara Mandelli a campeã do circuito. Todos atingiram pontuações altas durante as etapas e foram anunciados com antecedência, no sábado (22), antes das grandes finais que ainda irão acontecer neste domingo (23).
Na Sub 12, o surfista da Praia Grande Vini Palma teve atuação praticamente impecável em 2022. Ele foi campeão da última etapa do Circuito Brasileiro de Surf de Categorias de Base. E neste sábado, Vini sagrou-se o campeão paulista do ano, após avançar em sua bateria. A grande final que irá decidir o vencedor da terceira etapa será contra o ubatubense Davi de Souza, o baiano Bernardo Bicalho e o carioca Nicolas Oliveira.
No Feminino Sub 12, ao se classificar para a final, Carol Bastides brilhou e garantiu o segundo título consecutivo paulista, a bicampeã faz a grande final contra a bertioguense Isabel Meyer e as guarujaenses Paula Stefani e Julia Stefani.
A sebastianense Sol Carrion já estava na liderança do ranking da Sub 18, e consolidou sua vitória no título paulista em 2022 ao avançar para as semifinais. Sol leva para casa o grande prêmio do evento, uma Scooter Elétrica Mobyou zerada. A final da etapa será contra as sebastianenses Yasmin Neves e Giovanna Donato.
No Masculino Sub 16, Matheus Neves foi o grande campeão paulista. A grande final para definir o vencedor da etapa será disputada contra os ubatubenses Pedro Henrique, Guilherme Fernandes e o bertioguense Caio Okamoto.
No Feminino Sub 16, Giovanna Donato é a grande campeã paulista 2022, neste domingo o título da etapa será disputado numa final com a ubatubense Marina Suguimoto, e a paranaense Luara Mandelli.
Na Sub 14 Feminino, a paranaense Luara Mandelli levou a melhor e garantiu o título de campeã do Circuito Hang Loose Surf Attack 2022, porém, o título paulista ainda está indefinido.
A única paulista na grande final é a ubatubense Maeva Guastalla, que competirá contra a campeã do circuito, Luara, a carioca Sarah Osorio e a peruana Aissa Chuman. Mas para ela se consolidar a campeã estadual precisa vencer a etapa, caso contrário Natália Gerena, da Ilhacomprida, será a grande campeã estadual 2022, por se manter melhor rankeada.
Para este domingo ainda está previsto, além das finais, o Giga + Best Performance, em que os atletas que alcançarem a maior somatória do campeonato levam, cada um, um bloco de prancha de surfe como prêmio da marca Keahana.