Em ano de Olimpíadas – segunda edição com o surfe como modalidade olímpica – impulsionar novos talentos e uma nova geração da Brazilian Storm se torna ainda mais importante. Entre os dias 7 e 9 de junho, na Praia da Baleia, São Sebastião (SP), acontecem as disputas da primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, mais tradicional circuito de base do Brasil, com o apoio da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor de energia.
Originalmente agendada para acontecer entre os dias 17 e 19 de maio, a primeira etapa foi adiada em virtude das más condições climáticas. Visando garantir a segurança dos participantes, especialmente dos jovens atletas, e oferecer o melhor ambiente para a competição, o evento foi remarcado para este fim de semana.
O circuito, que já revelou atletas como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, chega a sua 36ª edição e deve reunir mais de 200 surfistas nas categorias masculino e feminino, e Sub 12, Sub 14 e Sub 16.
“Como uma empresa global, focada no futuro, na sustentabilidade e na transição energética, buscamos apoiar e desenvolver projetos que representem a energia da natureza e das fontes renováveis. Com o patrocínio a esse circuito, esperamos contribuir para o desenvolvimento e crescimento dessa nova geração de atletas brasileiros do surf, além de beneficiar a população local, com diversas ações de educação ambiental durante o campeonato”, destaca Nuno Rebelo de Sousa, diretor de Marketing, Comunicação e Public Affairs da EDP América do Sul.
O Circuito Hang Loose Surf Attack define o ranking estadual de categorias de base de São Paulo, sempre por meio de competições e oportunidades para jovens surfistas se destacarem. O evento é um importante marco no calendário do surf paulista para atletas de até 15 anos e 11 meses. Com o apoio da EDP, o circuito vai distribuir mais de R$ 15 mil em prêmios, além de pranchas e kits com outros acessórios. Talentos como Maeva Guastalla e Vini Palma, surfistas de Ubatuba e Praia Grande, respectivamente, são algumas presenças garantidas no circuito.
No decorrer de 2024, a EDP deve patrocinar também as próximas fases do Hang Loose Surf Attack, que acontecerão em Ilha Comprida, no Litoral Sul, e em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.
Conscientização e aulas gratuitas de surfe – Além de muito surfe, a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack 2024 contará também com ações socioambientais, que serão organizadas pela EDP em parceria com o projeto Desengarrafando Mentes, que fabrica trashboards, pranchas de surfe feitas a partir de materiais reciclados.
No sábado, as crianças de comunidades do entorno das praias da Baleia e Camburi participam de uma atividade de educação ambiental e limpeza de praia. O público na Praia da Baleia que estiver assistindo ao Hang Loose Surf Attack também poderá participar e colaborar com a coleta de resíduos. Depois, com o suporte de professores do projeto Desengarrafando Mentes, as crianças participam de uma vivência, em que poderão aprender a surfar com as pranchas produzidas pelo projeto.
Já no domingo, o público geral do evento terá a chance de vivenciar essa experiência. A equipe do Desengarrafando Mentes vai distribuir cestos para que os interessados coletem resíduos plásticos na praia, como canudos, garrafas, pratinhos e talheres, entre outros. Depois, basta trocar os resíduos coletados pela experiência de aprender a surfar com as pranchas produzidas pelo projeto.
Após o término do evento, será possível saber o total de resíduos coletados durante as atividades.
Para mais informações sobre o Circuito Hang Loose Surf Attack e para acompanhar os resultados das competições, visite o site oficial, basta clicar aqui.
Sobre a EDP no Brasil – O grupo EDP atua em quatro regiões mundiais – América do Norte, Ásia Pacífico, Europa e América Latina – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do grupo.
A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre.
Em distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP voltou a ser reconhecida como a empresa elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Em seus mercados de atuação na Europa e América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP conquistou o Top Employer 2024, além de ter sido eleita por quatro anos consecutivos a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico.