A International Surfing Association (ISA) anunciou na última terça-feira (17) o seu mais recente grupo de bolsistas. Quarenta jovens surfistas de 23 países compartilharão USD $ 20 mil (R$ 126 mil) em fundos para apoiar sua educação e despesas relacionadas ao surfe, incluindo custos de treinamento e competição.
Os bolsistas representam uma comunidade global diversificada, com 22 homens e 18 mulheres, entre eles o brasileiro Esdras Morais. Além do Brasil, as nações como Gana, Turquia, Venezuela, Libéria, Jamaica, Filipinas, Colômbia, Irã, São Tomé e Príncipe, Tailândia e Madagascar, entre outras, contém jovens contemplados.
A distribuição geográfica destaca a missão da ISA de expandir o esporte para novas regiões e acolher novos participantes e fãs. Os bolsistas são selecionados com base em sua necessidade financeira, como em sua dedicação tanto à educação quanto ao surfe.
O Programa de Bolsas de Estudo da ISA foi criado pelo presidente da ISA, Fernando Aguerre, em 2007. Desde então, mais de USD $408.500 (mais de R$ 2 milhões) em bolsas foram concedidas para beneficiar as vidas e carreiras de surfe de mais de 400 surfistas.
Vários ex-bolsistas da ISA se tornaram surfistas de elite e competitivos que conquistaram medalhas em eventos da ISA, incluindo Daniela Rosas (PER), Carlos Muñoz (CRC) e Chelsea Tuach (BAR). Rosas se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ao vencer a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
Clique aqui e confira o perfil de todos os bolsistas.
“Há mais de 15 anos, estamos oferecendo oportunidades para jovens surfistas de todo o mundo por meio de nossas bolsas ISA. Nada me traz mais alegria do que ver esses jovens surfistas crescerem”, fala Fernando Aguerre, presidente da ISA.
“Não estamos apenas apoiando atletas, estamos inspirando sonhos e criando oportunidades para crianças de todos os cantos do mundo. Nosso programa de bolsas não é apenas sobre surfe; é sobre dar às pessoas jovens a chance de ter sucesso, seja na água ou na vida. Para cada um desses incríveis bolsistas, desejo a vocês o maior sucesso. Sua jornada importa. E mal posso esperar para ver alguns desses atletas incríveis representando seus países nos mais altos níveis, talvez um dia até nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos”, finaliza.
Fonte ISA