ISA Games

Evento monitora pandemia

Sede da última prova qualificatória de surfe para as Olimpíadas, El Salvador restringe entrada de estrangeiros no país por 21 dias e reavalia ISA World Games no fim do mês.

0
El Sunzal é uma das opções para a realização do ISA World Games 2020.

Sede da última prova qualificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, El Salvador decidiu impor um dos controles mais rígidos do mundo para conter a propagação do novo coronavírus, mesmo sem um único caso confirmado da doença no País.

As medidas envolvem a proibição de visitantes ao país em todos os portos de entrada que não sejam residentes ou diplomatas. Salvadorenhos ou residentes que retornam a El Salvador devem ficar em quarentena por 30 dias. As escolas ficarão fechadas por 21 dias, embora importações e exportações sejam permitidas e as pessoas possam ir trabalhar. O decreto tem duração de 21 dias.

Programado para os dias 9 a 17 de maio, o ISA World Surfing Games permanece confirmado, mas terá sua situação reavaliada em 31 de março, de acordo com a International Surfing Association. Ainda de acordo com a ISA, a entidade e o governo salvadorenho seguem com os preparativos para a competição e vão monitorar diariamente o surto do coronavírus em todo o mundo.

Governos da China aos EUA foram acusados de lentidão em impedir que a doença se espalhasse. O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que não quer cometer o mesmo erro.

“Quanto a Itália daria para estar em nossa posição e poder declarar quarentena antes de ter milhares de casos?”, disse Bukele, na quarta-feira, em discurso à nação. “Estamos diante de uma pandemia com uma incrível virulência, provavelmente nunca vista antes.”

O presidente, de 38 anos, entende que existe grande probabilidade de o vírus chegar ao País, caso já não tenha chegado sem ser detectado. “O dano econômico causado pelos controles será menor do que o provocado pela contaminação generalizada da população”, disse. “Os controles podem parecer estranhos agora, mas, nos próximos dias, muitos outros países replicarão nossas medidas”, afirmou.

Com presença obrigatória dos Tops do Championship Tour selecionados por seus respectivos países, o ISA World Surfing Games terá como sede os picos de La Bocana e El Sunzal.

Sete mulheres e cinco homens ainda não garantiram a classificação aos Jogos. As vagas serão definidas ao término da competição salvadorenha.

As outras competições qualificatórias foram o Championship Tour 2019, o ISA World Games 2029 e os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Os três melhores surfistas de cada nação no CT da WSL 2019 serão nomeados para representar seus países, um convite que deve ser aceito para permanecer elegível para Tóquio 2020, de acordo com os requisitos de elegibilidade olímpica da ISA.