Após o sucesso do ISA Games em El Salvador, a ISA e o governo do país anunciaram o compromisso conjunto de sediar novamente o evento por lá em 2023.
Em princípio, os Jogos Mundiais de 2023 servirão como um evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, em que as competições de surfe serão realizadas no Taiti. O status de qualificação está sujeito à aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Como parte do acordo para continuar a trazer grandes eventos de surfe para El Salvador, o Vissla ISA World Junior Surfing Championship está planejado para ser realizado em El Sunzal e La Bocana em 2022.
Apesar de ter sido realizado em meio a uma pandemia, com várias restrições e protocolos de segurança rígidos, o evento em El Salvador estabeleceu um novo padrão de organização de classe mundial para as principais competições de surfe de qualquer tipo.
“O sucesso do ISA Games reflete não só o profundo compromisso da liderança salvadorenha, e de seu Presidente Nayib Bukele, com o desenvolvimento global com a modalidade, mas também sua ambição de estabelecer o país como um destino líder para o surfe”, divulga a ISA.
Os detalhes específicos dos eventos ainda estão sendo finalizados.
Presidente da ISA, Fernando Aguerre enalteceu a parceria com os governantes de El Salvador. “Encontramos parceiros incríveis em El Salvador para o benefício de longo prazo do surfe. Gostaria de agradecer especialmente ao Presidente Bukele e ao Ministro Valdez por seu forte compromisso com o sucesso destes eventos e por sua crença na ISA e em nossa missão. O que conseguiram aqui nestes últimos dias é nada menos que notável e por isso, somos gratos e desejosos de continuar a expandir e fortalecer esta parceria”, diz.
O presidente de El Salvador Nayib Bukele reforçou a importância do evento para o país. “Há muito pouco, decidimos que El Salvador tinha que construir um novo futuro, mudar todas as coisas que nos fizeram sofrer no passado e construir o nosso próprio destino. Por estranho que pareça para alguns, decidimos que o surfe vai fazer parte desse destino. O surfe muda a vida das pessoas. Encontramos um grande parceiro na ISA porque eles compartilham e promovem esse ideal. Sempre seremos gratos por sua ajuda a colocar El Salvador na história do esporte e sua jornada para se tornar um esporte olímpico”.