ISA World Surfing Games

Garotas fazem a diferença

Setareh Mazhari torna-se primeira mulher iraniana a competir no terceiro dia do ISA World Surfing Games.

0

O swell crescente aumentou a intensidade no terceiro dia do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games (WSG) 2023. A ação das mulheres passou pelo pódio principal de La Bocana para o Main Round 2, enquanto o Main Round 2 masculino foi concluído em El Sunzal. As primeiras eliminações serão levadas a cabo em ambos os pódios  quando começar o Round 1 de Repescagem para Homens e Mulheres.

Atletas olímpicas de Paris 2024 classificadas provisoriamente, Johanne Defay e Tatiana Weston-Webb, cada uma demonstrou grandes esforços para ganhar suas baterias. Os momentos de destaque também foram vieram da dupla australiana Sally Fitzgibbons e Sophie McCulloch, assim como da costarriquenha Leilani McGonagle. E mais uma vez, o poder da medalhista de ouro olímpica de Carissa Moore (EUA) sobressaiu, marcando 8 pontos.

“Eu estava olhando para as ondas incríveis da praia”, disse Moore, “Existem algumas seções boas, então eu estava ansiosa para entrar. Emocionada por ter conseguido surfar algumas dessas ondas.”

O Main Round 2 feminino, bateria 11 promete ser emocionante, com as atletas olímpicas de Tóquio 2020 Caroline Marks (EUA) e Anat Lelior (ISR), juntamente com a medalhista de ouro mundial Sub-16 ISA Junior 2022 Erin Brooks (CAN). e Tiara van der Huls (HOL).

Marks largou na frente na bateria, obtendo a maior pontuação do evento em sua primeira onda em La Bocana, 8,67, para depois superá-la com 9,00.

Mesmo Marks terminando a bateria como o maior total do evento (17,67), foi a relativamente desconhecida van der Huls que o nome estava na boca de todos. Com uma batida fenomenal no lip numa onda double-overhead, ele acabou superando a pontuação máxima de Marks, 9,03, e a surfista holandês de 16 anos seguiu avançando.

Devido à localização, os juízes não conseguiram ver o final da onda e a pontuação inicial foi de 2,50. Após a revisão do vídeo ao final do jogo, os juízes modificam a pontuação.

“Fiquei feliz por acertar essa manobra”, disse Van de Huls. “Estava trabalhando o bottom turn com o Beyrick, meu treinador, esperei chegar no topo para fazer a manobra. Consegui finalizar e aí me deram a pontuação, 1 ponto e tal. Fiquei meio surpresa. Aí eu ouvi o calor passar, estou super, super feliz.”

A Alemanha não é a primeira escolha quando se pensa em nações poderosas que não surfam, mas a potência de seu tempo chama a atenção. Com as três alemãs vencendo todas as baterias que surfaram até agora, o trio formado por Rachel Presti, Noah Klapp e Camilla Kemp se destaca, principalmente não que digam respeito ao ranking europeu continental.

No masculino, Leonardo Fioravanti (ITA), medalhista de ouro mundial Júnior ISA 2015 Sub-18 e atleta olímpico de Tóquio 2020, classificou-se na forte divisão masculina de sexta-feira. Um 8,67 foi individualmente o ponto mais alto do dia, apoiado por um 7,50, obtendo também o maior total de calor (16,17). Avançando junto com Alex Suárez (ECU), ambos despacharam para os playoffs o atual número 1 mundial Griffin Colapinto (EUA).

“Acordei esta manhã, estava limpo, estava perfeito e adoro El Sunzal.”, disse Fioravanti. “Acho uma onda incrível, principalmente com a maré certa. Estava ansioso para surfar e estou muito feliz por ter valido a pena”.

A possibilidade de se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 esta semana está levando o italiano a dar o seu melhor. “Tenho grandes chances de me classificar para o World Tour, mas estou aqui e quero fazer isso ainda esta semana”, continuou Fioravanti. “Não quero perder esta oportunidade, quero dar o meu melhor.”

Outras atuações de destaque do dia: Liam O’Brien (AUS) e Kauli Vaast (FRA), além de Kanoa Igarashi (JAP), que parece estar se divertindo muito nas excelentes condições do El Sunzal.

A bateria final do dia foi emocionante por vários motivos, quando Setareh Mazhari (IRA) entrou no mar. Todo o apoio do público foi dado à pioneira de 33 anos, primeira mulher do Irã a competir no ISA. Além da competição, o momento foi simbólico para Mazhari.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse: “Que momento incrível ver Setareh, essa jovem forte do Irã, competir por seu país aqui. O simbolismo de sua participação é enorme, pois demonstra o poder do surfe na construção de um mundo melhor”.

A competição será retomada neste sábado às 8h. m. CST com a terceira fase Principal Masculina em La Bocana e a continuação da primeira Rodada da Repescagem Feminina em El Sunzal.

Acompanhe os resultados e a cobertura completa do Mundial da ISA 2023 aqui no Waves.