A International Surfing Association (ISA) e Surf City El Salvador firmaram uma parceria que garante seis grandes eventos no paraíso do surfe centro-americano até 2027.
A parceria inédita solidifica o apoio contínuo do governo de El Salvador, ao mesmo tempo em que oferece uma garantia de oportunidades constantes de eventos para as federações nacionais. Com nove eventos já realizados, Surf City El Salvador se compromete com mais seis e pode sediar ainda mais.
O acordo entra em vigor em 2025, com os dois eventos iniciais. O World Longboard Surfing Championship (WLSC), de 18 a 24 de abril de 2025, e o World Surfing Games (WSG), de 5 a 14 de setembro de 2025.
O World Longboard continuará por cada um dos três anos, enquanto o World Surfing Games alternará com o mundial Júnior em 2026. El Salvador também tem a opção de realizar o mundial Master durante o período da parceria.
Sob a liderança do Presidente Nayib Bukele, El Salvador fortaleceu significativamente sua posição como principal destino de surfe, atraindo surfistas de todo o mundo para visitar, viver e investir enquanto desfrutam de suas ondas de classe mundial.
Reconhecendo o crescimento e o desenvolvimento da comunidade de surfe em El Salvador, a ISA se dedica para fortalecer as capacidades das escolas de surfe em todo o país por meio da implementação dos programas de treinamento e instrução ISA Nível I e Nível II. Além disso, juízes nacionais serão treinados e certificados por meio do Curso de Julgamento da ISA.
“Surf City El Salvador continua a crescer internacionalmente com alianças de longo prazo com organizações do surfe mundial, como a ISA. Construímos um forte relacionamento de trabalho e amizade com a ISA ao longo dos anos, e isso ajudou a posicionar nossas ondas de nível mundial e expandir a qualidade de nossos serviços turísticos para o surfe e para outros destinos nacionais. Nossa parceria com a ISA reflete a transformação constante e sustentável de El Salvador”, fala a Ministra de Turismo de El Salvador, Morena Valdez.
“Esta parceria histórica é algo do qual tenho muito orgulho. O compromisso de El Salvador em continuar sediando campeonatos mundiais nos próximos anos significa que as federações nacionais podem traçar estratégias com antecedência sobre a melhor maneira de desenvolver campeões do mundo e olímpicos, com o incrível surfe de El Salvador no centro desses planos”, afirma o presidente da ISA, Fernando Aguerre.
“O surfe mudou o jogo para o turismo em El Salvador, e por um bom motivo. As ondas intermináveis que preenchem sua costa deslumbrante são o que ocupam os sonhos dos surfistas do mundo todo. Temos trabalhado muito de perto com o Presidente Bukele, a Ministra Valdez, restante do governo salvadorenho e com o incrível povo de El Salvador, há muitos anos. Estou muito feliz que nosso relacionamento continue por muitos anos”, finaliza Aguerre.