Com a participação de seis brasileiros, as baterias do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 já foram divulgadas pela organização de prova. O evento terá início neste domingo (30), às 11 horas (de Brasília), em dois palanques simultâneos: La Bocana e El Sunzal.
A categoria masculina dá a largada em La Bocana com os 24 confrontos da primeira fase. O primeiro brasileiro a cair na água será o potiguar Italo Ferreira, atual campeão do evento. Ele está escalado na 13ª bateria contra os irlandeses Rory Tuhi e Olsin Campbell.
Depois, no 21º confronto do Round 1, o atual líder do Championship Tour da WSL Gabriel Medina terá pela frente o irlandês Gearoid McDaid e o russo Egor Volkov. Já Filipe Toledo faz sua estreia contra Che Allan, de Barbados, e Nikita Avdeev, da Rússia.
No feminino, a prova tem início nas longas direitas de El Sunzal, também a partir das 11 horas. Novidade na seleção deste ano, Julia Santos encara Julia Van Rooij, da Holanda, e Génesis Borja, do Equador, na bateria de abertura da primeira fase.
Já Tatiana Weston-Webb está escalada no 16º confronto contra Fabienne Sutter, da Suíça, e Dominic Barona, do Equador, enquanto Silvana Lima encara as suíças Alicia Martinet e Fanny Bühlmann na 20ª bateria do dia.
Clique aqui para ver a chave de baterias completa.
Previsão de ondas – Para este domingo, as ondas devem quebrar na casa de 1 metro e boa formação. Também são esperados ventos fracos e favoráveis pela manhã, podendo transformar-se em maral na parte da tarde, ainda que sem força.
Mas maior swell do período de espera está previsto para o dia 1º de junho, e deverá manter-se na região de El Tunco até o dia 4, com ondas de 2 a 3 metros.
Nesses dias, ação deve acontecer em El Sunzal, já que as condições podem ficar muito grandes para La Bocana. Apesar de o mar perder força nos dias seguintes, deverá haver um novo pulso de swell para os últimos dois dias da janela.
Vagas Olímpicas – O Surf City El Salvador distribuirá medalhas de ouro nas categorias masculina, feminina e por equipes, mas um dos grandes atrativos desta edição será a definição dos últimos 12 classificados (sete mulheres e cinco homens) para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados em 2020 por causa da pandemia de Covid-19.
Pelo Brasil, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima já estão elegíveis para as Olimpíadas. Vale lembrar que cada país só poderá levar no máximo dois representantes por gênero para a estreia da modalidade em um palco olímpico.
Veja os resultados ao vivo e a cobertura completa do evento aqui no Waves.