ISA World Games

Covid embaça prova

Organização do ISA World Surfing Games anuncia que 18 pessoas, entre competidores e staff, testaram positivo para a Covid-19.

0
Fernando Aguerre durante coletiva de imprensa do Surf City El Salvador.ISA / Franco
Fernando Aguerre durante coletiva de imprensa do Surf City El Salvador.

Mundial da ISA, o Surf City El Salvador dá a largada neste sábado (29) com a cerimônia de abertura na cidade de El Tunco, mas antes mesmo do início da prova a organização já precisou lidar com casos positivos de Covid-19 entre competidores e staff.

Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (28), o presidente da ISA Fernando Aguerre revelou que 18 pessoas envolvidas no evento testaram positivo para a Covid-19. Destes, 11 são atletas.

Seguindo o protocolo de segurança, os infectados – que não tiveram a identidade revelada – foram colocados em quarentena por duas semanas. Aguerre ressaltou que não se trata de um foco gerado no evento, mas de casos isolados que foram importados para El Salvador.

Nos dias 27 e 28 de maio, todos os surfistas, membros do staff e da organização, que já estavam em El Salvador, precisaram passar por uma bateria de exames. No total, foram realizados mais de 564 testes. Aguerre explicou ainda que todos aqueles que deram positivo passaram por novas rodadas de testes e ainda há dez resultados pendentes.

Já os competidores com teste negativo estão convocados para o início das baterias do ISA Games neste domingo (30). Eles precisarão passar por novos testes durante o evento, além de cumprir um rigoroso protocolo de segurança para evitar a disseminação da doença.

Segundo o cronograma, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games terá início às 13:30 horas (de Brasília) deste sábado (29) com a cerimônia de abertura. No dia seguinte, a competição começa com as primeiras baterias das categorias masculina e feminina.

Notícia atualizada às 7:17 horas.