O segundo dia do ISA World Surfing Games em El Salvador ficou marcado pela boa atuação de Filipe Toledo, mas também pela desistência de vários Tops da elite mundial como Tatiana Weston-Webb, Gabriel Medina e Carissa Moore.
Com a obrigação de participar do Mundial da ISA para tornarem-se aptos a disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, muitos atletas do Championship Tour optaram por participar apenas da primeira fase do Surf City El Salvador.
Além de Medina, Tatiana e da tetracampeã mundial Carissa Moore, também não marcaram presença na segunda rodada na última segunda-feira (31) a norte-americana Caroline Marks e a costa-riquenha Brisa Hennessy. Todos estes surfistas já garantiram vaga nas Olimpíadas através do ranking do CT em 2019.
Ao contrário destes atletas, outros representantes da elite mundial decidiram permanecer na prova. Foram os casos dos brasileiros Filipe Toledo e do atual campeão mundial Italo Ferreira, que também defende o título do evento em El Salvador.
Destaque ainda para a Austrália, que se mantém na prova com todos os Tops mundiais Julian Wilson, Owen Wright, Ryan Callinan, Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons. A exceção é Nikki van Dijk, que assim como Silvana Lima foi uma das surfistas que testou positivo para a Covid-19.
Um dos motivos para os atletas da elite mundial deixarem El Salvador poderia estar relacionado à precaução após estes casos de Covid-19 aparecerem durante o evento. A partir do dia 18 junho, estes atletas também disputam a quinta etapa do CT, no Surf Ranch, Califórnia (EUA).
O ISA World Surfing Games define os últimos 12 atletas classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio e acontece até o dia 6 de junho nas ondas de La Bocana e El Sunzal, em El Tunco, El Salvador.