Evento que define os últimos 12 classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 deu a largada neste domingo (30) com um show de três brasileiros em La Bocana e El Sunzal, palcos da prova.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
Tops da elite mundial, Italo Ferreira, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb venceram as suas respectivas baterias com tranquilidade e garantiram vaga na segunda fase. A única derrota do dia aconteceu com Julia Santos, que ficou em último na sua disputa e agora precisará passar pela repescagem.
View this post on Instagram
Filipe Toledo foi o único brasileiro que não estreou neste domingo em El Salvador. O atleta de Ubatuba segue escalado na 29ª bateria da primeira fase contra Che Allan, de Barbados, e Nikita Avdeev, da Rússia. A sua disputa está programada para esta segunda-feira (31), em La Bocana.
A má notícia ficou mesmo por conta de Silvana Lima, que testou positivo para a Covid-19 e está fora da prova em El Salvador. A atleta está se sentindo bem e sendo acompanhada pelas equipes médicas da competição e do COB (Comitê Olímpico do Brasil), mas não estará apta a participar da prova.
Italo tranquilo – Atual medalhista de ouro do ISA Games, Italo Ferreira iniciou a defesa do título com uma bela atuação nas esquerdas de 1,5 metro deste domingo (30) em La Bocana.
O potiguar nem precisou suar a lycra para avançar ao segundo round com os novos recordes da competição. Na 13ª bateria do dia, que também contou com os irlandeses Rory Tuhoy e Olsin Campbell, Italo voou duas vezes para descolar 8.00 e 8.43 dos juízes, deixando os adversários em combinação de notas.
Com 5.56 nas duas melhores ondas, Rory Tuhoy classificou-se em segundo, enquanto Olsin Campbell caiu para a repescagem com 4.23 no somatório.
Medina airlines – O bicampeão mundial da WSL Gabriel Medina fez a sua estreia apenas na 21ª bateria do dia. Com muita categoria em um aéreo de frontside, ele não deu nenhuma chance ao irlandês Gearoid McDaid (2º) e ao russo Egor Volkov (3º).
Mesmo sem arriscar muito, Medina conseguiu 7.33 com um air reverse logo na primeira onda. Depois foi só administrar o resultado. Com 12.45 pontos, ele foi seguido por McDaid, com 9.93, e por Egor Volkov, que ficou com apenas 2.40 no somatório.
View this post on Instagram
Feminino – A categoria feminina foi realizada no point break de direitas de El Sunzal e a brasileira Julia Santos foi a primeira representante do País a cair na água.
Em uma bateria de scores baixos, a atleta ficou com 5.30 no somatório e acabou em último na disputa que classificou a equatoriana Génesis Borja (1ª) e a holandesa Julia Van Rooij (2ª).
Agora, Julia terá o árduo caminho da repescagem se quiser alcançar a final do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021.
Já Tatiana Weston-Webb superou um duelo de alto nível contra a equatoriana Dominic Barona (2ª) e a suíça Fabienne Sutter (3ª). sua bateria.
A brasileira não economizou nas pancadas de backside e carimbou seu passaporte em primeiro, com direito a 8.33 na sua melhor onda.
A próxima chamada para o Surf City El Salvador acontece nesta segunda-feira (31), às 11 horas (Brasília).
Acompanhe as notas ao vivo aqui no Waves.
View this post on Instagram