Depois da notícia de que Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb resolveram abandonar o ISA World Surfing Games em El Salvador, coube a Filipe Toledo e Italo Ferreira a missão de representar o país nesta segunda-feira (1º) nas ondas de La Bocana e El Sunzal.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Em um dia com ondas pouco maiores de 1 metro e boa formação, ambos garantiram vaga na terceira fase com apresentações consistentes. Italo é quem defende a medalha de ouro no Mundial da ISA, enquanto Filipe é o substituto imediato do Brasil nas Olimpíadas – caso o Top potiguar ou Gabriel Medina não possam disputar os Jogos.
View this post on Instagram
E foi Filipe o responsável pelas duas maiores notas do dia no masculino até o momento, além do maior somatório de toda a competição. Na bateria contra o russo Nikita Avdeev e o atleta de Barbados Che Allan, ainda pela primeira fase, o ubatubense passou o rolo compressor com 17.70 pontos no placar.
No início do dia no palanque de La Bocana, Filipe voou alto em um alley oop de frontside para conseguir nota 8.83. Na sequência, o Top brasileiro espancou uma direita de backside para arrancar 8.87 dos juízes. Che Allan ficou em segundo, com 6.80 no total, e Nikita Avdeev foi para a repescagem, com 6.37.
Mais tarde, já nas direitas do point break de El Sunzal, Filipe voltou à ação em uma bateria muito mais complicada do segundo round contra o também Top Owen Wright (AUS), o argentino Santiago Muniz, campeão mundial pela ISA em 2018, e o espanhol Andy Criere.
Em uma disputa de poucas ondas surfadas, Filipe ficou com notas 7.00 e 4.60 para vencer o confronto que também classificou Santiago Muniz em segundo. Andy Criere (3º) e Owen Wright (4º) foram para a repescagem.
View this post on Instagram
Já o potiguar Italo Ferreira competiu apenas uma vez nesta segunda-feira. Pela sétima bateria do segundo round em El Sunzal, ele somou 13.93 pontos para vencer a sua bateria contra o indonésio Rio Waida (12.26), o filipino John Mark Tokong (6.57) e o costa-riquenho Carlos Muñoz (5.43).
Campeão do ISA Games em 2019 no Japão, Italo já conhece os seus adversários da terceira fase. Ele terá pela frente o japonês Shun Murakami, o Top sul-africano Matt McGillivray e o britânico Luke Dillon na terceira bateria do round.
No feminino, com a desistência de Tatiana Weston-Webb, e Silvana Lima em isolamento depois de contrair Covid-19, a santista Julia Santos será a única representante brasileira na categoria.
Ela não caiu na água nesta segunda, e seu próximo desafio pelo round 1 da repescagem será contra Cannelle Bulard (FRA), Emily Gussoni (ITA) e Maxima Resano (NIC).
A próxima chamada para o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games acontece nesta terça-feira (1º), às 11 horas (de Brasília). Acompanhe as notas ao vivo aqui no Waves.
Clique aqui para ver a chave de baterias e os resultados.