Com a presença de Nayib Bukele, presidente de El Salvador, a cerimônia de abertura do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 foi realizada no último sábado (29) e inaugurou oficialmente o evento que definirá os 12 últimos classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
É a primeira vez que El Salvador sedia o Mundial da ISA (International Surfing Association), evento que acontece desde 1964 e já coroou campeões mundiais em todos os cantos do globo. As disputas começam neste domingo (30), às 11 horas (de Brasília), em dois palanques simultâneos: La Bocana e El Sunzal.
“Há alguns anos, decidimos que El Salvador precisava construir um novo futuro”, disse Bukele, que subiu no palco da cerimônia ao lado de Fernando Aguerre, presidente da ISA, Morena Valdez, Ministra do Turismo do país, e de seu irmão, Yamil Bukele, presidente do Instituto Nacional dos Esportes de El Salvador.
“Para mudar tudo o que sofremos no passado, tivemos que construir um novo destino. Por mais estranho que pareça, decidimos que o surfe faria parte desse destino. O surfe é um dos pilares do nosso futuro”, completou Nayib Bukele.
Por causa dos recentes casos confirmados de Covid-19, a delegação brasileira optou por não participar da cerimônia. Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima e Julia Santos são os representantes do Brasil na disputa. A equipe luta pelo bicampeonato por equipes e é treinada por Paulo Kid.
Acompanhe os resultados e a cobertura completa do ISA Games 2021 aqui no Waves.
Fotos da cerimônia: