O mar subiu nesta terça-feira (1º) em El Salvador e Italo Ferreira precisou suar a lycra para avançar ao quarto round do ISA World Surfing Games 2021. Já Filipe Toledo caiu para a repescagem e no feminino Julia Santos foi eliminada da prova.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Em ondas maiores de 2 metros no palanque de La Bocana, Italo encontrou duas longas esquerdas para arrancar 6.17 e 3.67 e ficar em segundo na bateria vencida pelo japonês Shun Muramaki, que somou 5.33 e 4.60.
View this post on Instagram
Por apenas 11 centésimos, o britânico Luke Dillon ficou em terceiro e caiu para a repescagem. Mesma situação do Top sul-africano Matt McGillivray, que terminou o confronto no último lugar.
Agora, pela segunda bateria da quarta fase, Italo terá pela frente dois atletas da elite mundial: o francês Jeremy Flores e o australiano Julian Wilson. Os dois melhores avançam ao próximo round.
Já Filipe Toledo não teve a mesma sorte e precisará disputar a repescagem para chegar até a final. Em condições difíceis no mar de La Bocana, ele dropou apenas uma onda, anotou 4.70, e terminou na terceira posição.
A bateria também contou com os Tops da elite mundial Kanoa Igarashi e Michel Bourez, que acabaram avançando para o próximo round. Inspirado de backside, Kanoa impôs o seu ritmo desde o começo e faturou o primeiro lugar, com 6.83 e 6.00 no somatório.
Pela quarta rodada da repescagem, Filipe já sabe que enfrentará o panamenho Tao Rodriguez e outros dois atletas que ainda serão definidos. Pela chave dos perdedores o caminho até a final é bem mais longo, e o ubatubense precisará avançar oito baterias para alcançar a grande decisão.
No feminino, o Brasil perdeu a sua última representante em El Salvador. Julia Santos ficou em último em sua bateria da repescagem e deixou o Brasil em situação ainda mais complicada na briga pelo bicampeonato por equipes.
A atleta natural de Santos foi a primeira a cair na água pela repescagem em El Sunzal e ficou em quarto, com apenas 0.43 no somatório e atrás da francesa Canelle Bulard (1ª), da italiana Emily Gussoni (2º) e da nicaraguense Maxima Resano (4ª).
Vale lembrar que os Tops Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb decidiram abandonar o Mundial da ISA na última segunda-feira (31) e viraram desfalques do time brasileiro em El Salvador. Eles mudam o foco para a próxima etapa do Championship Tour, marcada para o dia 18 de junho no Surf Ranch (EUA).
Já Silvana Lima nem chegou a competir. A atleta foi diagnosticada com Covid-19 e cumpre os protocolos de isolamento no hotel da delegação brasileira em El Tunco.
O Mundial da ISA vai até 6 de junho e define as 12 últimas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e o Brasil já está com o time completo para o Japão com Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima.
A próxima chamada acontece nesta quarta-feira (2), às 11 horas (de Brasília).