O aguardado Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 terá início neste sábado (29) com uma cerimônia de abertura promovida pela International Surfing Association. Já o início das disputas ficou para o domingo (30) nas ondas de La Bocana e El Sunzal.
A seleção brasileira já desembarcou no país da América Central e luta pelo bicampeonato por equipes com Italo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb e Julia Santos. Mas o primeiro compromisso do Time Brasil será fora da água, na cerimônia de abertura marcada para as 13:30 horas (de Brasília), com mais de 250 atletas de 51 países.
No masculino, Italo Ferreira também defende a medalha de ouro, enquanto no feminino o título do último ISA Games, disputado em 2019 nas ondas de Miyazaki, Japão, foi conquistado pela peruana Sofia Mulanovich. Na ocasião, Silvana Lima faturou a medalha de prata e Gabriel Medina ficou com o bronze.
Previsão de ondas – De acordo com a previsão oficial do evento, várias ondulações devem atingir a costa salvadorenha durante a janela de espera do evento.
Para este final de semana, um primeiro swell deve oferecer ondas na casa de 1 metro e boa formação. Também são esperados ventos fracos e favoráveis pela manhã, podendo transformar-se em maral na parte da tarde, ainda que sem força.
Mas maior swell do período de espera está previsto para o dia 1º de junho, e deverá manter-se na região de El Tunco até o dia 4, com ondas de 2 a 3 metros.
Nesses dias, ação deve acontecer em El Sunzal, já que as condições podem ficar muito grandes para La Bocana. Apesar de o mar perder força nos dias seguintes, deverá haver um novo pulso de swell para os últimos dois dias da janela.
Vagas Olímpicas – O Surf City El Salvador distribuirá medalhas de ouro nas categorias masculina, feminina e por equipes, mas um dos grandes atrativos desta edição será a definição dos últimos 12 classificados (sete mulheres e cinco homens) para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados em 2020 por causa da pandemia de Covid-19.
Pelo Brasil, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima já estão elegíveis para as Olimpíadas. Vale lembrar que cada país só poderá levar no máximo dois representantes por gênero para a estreia da modalidade em um palco olímpico.
Casos de Covid Na última sexta-feira (28), o presidente da ISA Fernando Aguerre disse em coletiva de imprensa que 18 pessoas, entre competidores e staff, testaram positivo para a Covid-19. Eles foram colocados em quarentena por duas semanas.
Já os competidores com teste negativo estão convocados para o início do ISA Games neste domingo (30). Eles precisarão passar por novos testes durante o evento, além de cumprir um rigoroso protocolo de segurança para evitar a disseminação da doença.
Veja os resultados ao vivo e a cobertura completa do evento aqui no Waves.