ISA World Junior

Rio de Janeiro recebe evento

Principal competição de surfe amador do mundo será realizada de 24 de novembro a 3 de dezembro de 2023 no Rio de Janeiro (RJ).

0
Havaiana Eweleiula Wong, campeã mundial Junior na categoria Sub 18 em 2022. Neste ano, evento acontece no Rio de Janeiro.

A International Surfing Association (ISA) acaba de anunciar que o ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) de 2023 acontecerá no Rio de Janeiro, Brasil, de 24 de novembro a 3 de dezembro de 2023.

De acordo com o release distribuído à imprensa, ainda não está definida em qual praia será realizada a prova.

Será a 19ª edição do campeonato e a segunda vez que o evento será sediado pelo Brasil, depois que o Campeonato Mundial Júnior de Surf Quiksilver ISA 2006 foi realizado em Maresias. Duas edições históricas dos Jogos Mundiais de Surf da ISA também foram sediadas pelo Brasil, a primeira delas no Rio de Janeiro em 1994.

Os melhores surfistas juniores de todas as partes do mundo vão lutar por medalhas neste evento de prestígio que provou ser um caminho direto para os Jogos Olímpicos. Dos 33 dos 40 surfistas olímpicos de Tóquio 2020 participaram anteriormente do WJSC, 16 deles conquistando medalhas ISA World Junior, incluindo a bicampeã mundial ISA Junior Tatiana Weston-Webb (BRA).

Seleção brasileira durante o ISA World Junior Championship de 2019, Huntington Beach, Califórnia (EUA).

Os últimos campeões mundiais juniores da ISA também incluem Filipe Toledo (BRA) e Stephanie Gilmore (AUS), juntamente com os surfistas qualificados para Paris 2024, Jordy Smith (AFR) e Brisa Hennessy (CRC).

O WJSC está sendo organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) com forte apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e do Estado do Rio de Janeiro.

“Estamos muito animados para retornar à incrível beleza e energia das praias do Brasil. Os fãs de surfe brasileiros estão entre os mais apaixonados do mundo. Será incrível ver os melhores surfistas do mundo capazes de sentir essa paixão e usá-la para alimentar performances fenomenais. Adorei testemunhar o rápido desenvolvimento da CBSurf sob a orientação de seu presidente Flavio ‘Teco” Padaratz. Estamos felizes em poder fazer parceria com a CBSurf e o governo do Rio de Janeiro para entregar o que sem dúvida será uma competição emocionante e histórica”, disse o argentino Fernando Aguerre, presidente da ISA.

“Não há melhor forma de concretizar a visão da ISA para um mundo melhor através do surfe do que através da juventude. Eles são nossos futuros campeões mundiais, futuros atletas olímpicos, futuros medalhistas de ouro, e os valores aprendidos em eventos como este afetarão as gerações vindouras”, comentou Claudio Castro, governador do estado do Rio de Janeiro.

“O governo do estado do Rio de Janeiro apoia totalmente a nossa Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em sua ambição de sediar o Campeonato Mundial Júnior de Surf da ISA no Rio de Janeiro. Temos certeza que a CBSurf será um parceiro excelente e capacitado para a ISA, com competência e experiência para realizar um evento tão importante. O Rio de Janeiro é uma cidade que respira esporte e se tornou a sede mundial de alguns dos maiores eventos esportivos. Temos certeza que a escolha pelo Rio de Janeiro trará à ISA, não só a confiança de sua escolha, mas também um reconhecimento pelo melhor mundial júnior já realizado.”, finalizou o governador fluminense.