ISA World Junior

Ryan Kainalo dita o ritmo

Ryan Kainalo segue com boa performance no Mundial Junior da ISA em dia de altos e baixos para brasileiros na Praia da Macumba, Rio de Janeiro (RJ).

0
Ryan Kainalo se destaca no Mundial Junior.

Nesta segunda-feira (27), as competições do World Junior Surfing Championship 2023 na Praia da Macumba, Rio de Janeiro (RJ), iniciaram cedo para o Brasil. Ryan Kainalo (Sub 18) foi o primeiro a entrar na água, mais uma vez demonstrando domínio sobre seus adversários. Logo em seguida, Kiany Hyakutake (SC), atleta da categoria Sub 18, enfrentou dificuldades em encontrar boas ondas e caiu para repescagem do round 2.

Clique aqui para ver as fotos

Posteriormente, a paulista Sophia Gonçalves (Sub 18) foi a destaque com boa leitura das condições do mar, avançando sem dificuldades. “Graças a Deus, estou muito feliz, melhorando a cada dia e me sentindo mais à vontade. Bateria por bateria, dia após dia. Hoje não competirei mais e vou ficar torcendo para meus amigos”, diz Sophia.

Ainda na Sub 18, Aysha Ratto, surfista local de Búzios, escolheu ondas intermediárias que corresponderam às suas expectativas. Com um backside forte, administrou bem a bateria para avançar em segundo lugar. Após a confirmação de sua vitória, Aysha mostrou sua alegria.

“Passei em primeiro, estou muito feliz. Agradeço à equipe, ao Paulo (Moura), ao Guga (Arruda), Karina (Abras) e meu treinador Rafael. Agradeço também à galera local que está me apoiando. Isso me traz conforto para enfrentar as baterias mais tranquila. Espero seguir avançando”, fala.

Aysha Ratto nas direitas da Macumba.

Guilherme Lemos (Sub 16), do Rio de Janeiro, e Samuel Joquinha (Sub 18), do Rio Grande do Norte, competiram simultaneamente, com Lemos no Palanque 1 (evento principal) e Joquinha no Palanque 2 (repescagem). Ambos avançaram, com Lemos passando em primeiro. Joquinha também passou e segue para o round 2.

Luan Ferreyra venceu sua bateria com facilidade, mantendo uma forte performance para o segundo round. Alexia Monteiro, competindo na Sub 16, caiu para a repescagem e enfrenta a alemã Nina Smici Klass. Gabriely Vasque não encontrou boas ondas na bateria, ficando em quarto lugar. Agora, duela contra a japonesa Yuuhi Tosaka na repescagem 2 da Sub 16.

Ryan Coelho, que surfou na Praia da Macumba pela primeira vez, se adaptou bem às condições do dia e conseguiu uma conexão com as direitas do pico. Para o paranaense, calma e concentração foram fundamentais. “O mar está difícil, foi uma bateria disputada, mas mantive a calma. É a primeira vez que surfo na Macumba, gostei muito dessa onda, é desafiadora, mas vamos com tudo”, relata.

Luara Mandelli, também na repescagem, disputa a vaga na próxima fase com a inglesa Lila Skinner. O paranaense Anuar Chiah, Sub 16, demonstrou calma para vencer sua bateria em primeiro lugar. Acostumado com as direitas de Matinhos, soube aproveitar a predominância de ondas para a direita na Macumba.

“Tento focar mais em mim e evitar olhar para a areia. A galera gritou, isso me motivou a remar para fora e pegar a onda. A força da galera é meu combustível”, expressa Anuar.

A equipe técnica da equipe brasileira é composta por Paulo Moura (técnico); Guga Arruda (técnico); Karina Abras (técnica), Johnny Bach (preparador físico) e Marcelo Silveira (fisioterapeuta).

Confira a equipe brasileira

Masculino Sub 18
Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)

Masculino Sub 16
Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)

Feminino Sub 18
Kiany Hyakutake (SC)
Sophia Gonçalves (SP)
Aysha Ratto (RJ)

Feminino Sub 16
Alexia Monteiro (SC)
Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)

Programação

28 de novembro (terça-feira)

7h às 18h – Competição

29 de novembro (quarta-feira)

7h às 18h – Competição

30  de novembro (quinta-feira)

7h às 18h – Competição

1 de dezembro (sexta-feira)

7h às 18h – Competição

2 de dezembro (sábado)

7h às 18h – Competição

3 de dezembro (domingo)

7h às 18h – Competição
Cerimônia de encerramento 20 minutos após última bateria