O segundo dia do ISA World Longboard ofereceu swell limpo com ondas na casa 1 metro e proporcionou condições ideais para o surfe de longboard no pico de El Sunzal, em El Salador. As últimas oito baterias do round 1 do feminino foram concluídas, junto com todas as rodadas de repescagem masculina e feminina, além de quatro baterias da segunda fase das mulheres.
A igualdade de gênero é objetivo fundamental para a entidade. O ISA World Longboard Championship deste ano apresenta a maior porcentagem de participação feminina na história.
Uma das mulheres que lideram o ataque é Alice Lemoigne. Formada nas Ilhas Reunião e representando a França, Lemoigne obteve grande sucesso nas longas paredes das direitas. Não foi surpresa ver a campeã em título obter a primeira pontuação excelente da divisão feminina (8,00 pontos), após longo passeios até o bico. Uma competidora perigosa para seus adversários.
“Eu me sinto tão bem”, diz Lemoigne. “A onda é muito boa, limpa, perfeita para o longboard. Estou super feliz por estar aqui pela primeira vez em El Salvador com a seleção francesa. Vou aproveitar cada bateria e vamos ver”.
A canadense Liv Stokes, a peruana Maria Fernanda Reyes, a filipina Aping Agudo e americana Kaitlin Mikkelsen, também foram destaques no dia, com vitórias convincentes.
As primeiras quatro baterias do round 2 feminino rolaram no final da tarde, com grandes atuações da japonesa Hiroka Yoshikawa, da peruana Ana Kaspar e da francesa Zoe Grospiron.
Enquanto isso, Chloé Calmon brilhou mais uma vez. Com performance fluida, aproveitando todas as seções das ondas, a carioca obteve o maior total do dia e do campeonato até agora (15,33).
Quem foi derrotado terá que seguir sonhando com a medalha nas baterias da repescagem. Apesar de um resultado inesperado no primeiro dia de competição, o argentino Surfiel Gil conseguiu superar o australiano Sam Dunton no último minuto, com a maior pontuação de onda única (6,57) e o maior total (12,40) para os homens.
O salvadorenho Amado Alvarado, o sul-africano Alfonzo Pieters e o chileno Rafael Cortez, também fizeram boas atuações para avançar para a segunda fase da repescagem.
Outro surfista que se destacou foi o marroquino Tarik Elbasity. Ele é um dos dois surfistas que representam o país pela primeira vez no ISA World Longboard Championship. “Eu realmente amo estar aqui, para ver outro nível de surfe”, diz Elbasity. “É a primeira vez que disputo o ISA. O longboard no Marrocos está começando a ser bom e tem mais marroquinos chegando para competir”.