ISA World Longboard

Chloé e Bahia começam com tudo

Carlos Bahia e Chloé Calmon fazem bonito na estreia do ISA World Longboard Championship 2023 em El Salvador.

0

As linhas longas e limpas com cerca de 1 metro em El Sunzal receberam bem os competidores, na primeiro manhã do ISA World Longboard. O evento começou com o masculino e as 8 baterias da fase inicial feminina completaram o dia.

Entre os homens, todos os ex-medalhistas conseguiram garantir vitórias. Cole Robbins (EUA), Piccolo Clemente (PER), Antoine Delpero (FRA), Edouard Delpero (FRA) e Rodrigo Sphaier (BRA) venceram suas respectivas baterias para avançar.

João Dantas (POR), Sam Christianson (RSA), Rogelio Esquievel Jr. (PHI) e Kai Hamase (JPN) também estrearam bem, utilizando manobras clássicas.

Carlos Bahia investiu nos cutbacks, combinados com hang tens, para marcar 7,67 pontos em sua primeira onda. Em seguida, o brasileiro obteve a maior pontuação do dia (8,67) para chegar ao maior somatório total da segunda-feira (16,34), com apenas duas ondas surfadas.

Carlos Bahia é destaque no primeiro dia do ISA World Longboard Championship 2023.ISA / Jersson Barboza
Carlos Bahia é destaque no primeiro dia do ISA World Longboard Championship 2023.

Estar em El Salvador três ou quatro vezes por ano nas últimas nove temporadas, claramente valeu a pena para o veterano. “Quero agradecer a todos os locais”, diz Bahia. “Agradeço muito a hospitalidade e como me recebem de braços abertos. Amo os picos daqui, especialmente El Sunzal. É a onda perfeita para um longboard single fin”.

Outros nomes famosos também tiveram sucesso. Entre as mulheres, Hiroka Yoshikawa (JPN), Zoé Grospiron (FRA) e Chloé Calmon, medalhista de prata de 2018. Chloé anotou as duas maiores pontuações e o maior total do dia.

Chloé Calmon marca maiores pontuações entre as mulheres.

As esperanças da equipe de El Salvador ficaram com Sindy Portillo, que esbanjou categoria para vencer sua primeira bateria. Com grande apoio na praia, a moradora de Las Flores estava em êxtase por representar seu país pela primeira vez.

A perspectiva da inclusão do longboard nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 é uma notícia que empolga os competidores, especialmente a nação anfitriã, que contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Nacional, Armando Bruni. “Seria muito emocionante representar El Salvador nas Olimpíadas”, diz Portillo. “É emocionante dentro e fora d’água porque todos os salvadorenhos estão nos apoiando. E é muito divertido. Estou muito feliz”.

Fernando Aguerre, presidente da ISA, completou: “Que grande primeiro dia de competição. As ondas incríveis de El Salvador voltaram a acontecer e a grande tradição do surf de longboard está claramente mais forte do que nunca. Muitas nações estão competindo pela primeira vez e há um número recorde de atletas. Com o enorme sucesso da pranchinha nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Los Angeles 2028 seria o local ideal para a estreia do longboard. Sendo o surfe o esporte oficial do estado da Califórnia, não consigo pensar em um lugar melhor do que Los Angeles para esses atletas mostrarem seu talento e estilo único no maior palco do esporte. Mal posso esperar para ver a ação emocionante continuar amanhã”.

Atalanta Batista representa time brasileiro. ISA / Pablo Franco
Atalanta Batista representa time brasileiro.