Com boas ondas, Gabriel Medina foi o grande nome do quarto dia dos Jogos Mundiais de Surf (WSG) de 2023 da Surf City El Salvador ISA neste sábado. O evento provou ser emocionante e desafiador, com grandes performances e baterias apertadas acontecendo em igual medida ao longo do dia.
As rodadas principal 3 masculina e feminina foram concluídas em La Bocana, enquanto as rodadas 1 e 2 da repescagem feminina foram concluídas em El Sunzal, juntamente com a continuação da rodada 1 da repescagem masculina.
Gabriel Medina, atleta olímpico de Tóquio 2020 e campeão mundial júnior da ISA em 2010, conquistou os melhores números masculinos pela terceira vez em quatro dias, lançando um enorme aéreo reverse na seção de abertura de uma onda para atingir nota 8,83. Combinado com um 6,90, ele também coletou o maior total do dia (15,73).
Na bateria final do dia, a australiana Ellie Harrison foi para as longas paredes de El Sunzal, conquistando a maior pontuação de onda do evento, 9,50, além de igualar Caroline Marks (EUA) para o maior total de baterias de o evento (17.67).
Harrison foi uma adição tardia ao Team Australia, mas está gostando de competir em seu primeiro WSG. “A convocação foi uma grande surpresa, mas estou muito grato por eles terem pensado em mim para vir”, disse Harrison.
“Estou procurando aumentar a confiança nas baterias e é bom postar algumas grandes pontuações. Estou muito grata por estar aqui, amo El Salvador e é muito bom estar aqui com o Team Australia e todos os surfistas do CT.”
Erin Brooks (CAN), Kailani Johnson (INA) e Luana Silva (BRA) também conseguiram escolher as melhores do grande surfe em El Sunzal na Repescagem Feminina, enquanto Sally Fitzgibbons (AUS), Johanne Defay (FRA) , e Shino Matsuda (JAP) encontrou condições desafiadoras em La Bocana para fazer uma boa pontuação na Rodada Principal.
Matsuda faz parte de uma equipe incrivelmente forte do Japão, que foi a única nação a entrar no dia com todos os seis surfistas ainda na Rodada Principal.
“Estamos muito concentrados”, disse Matsuda. “Todos juntos como uma equipe. Todo mundo tem muita energia e estamos prontos para o desafio. Estamos em um bom lugar.”
Medalhista de ouro ISA WSG de 2006, Jordy Smith (AFR) e o atleta olímpico de Tóquio 2020 Manuel Selman (CHI), iluminaram La Bocana, assim como Sebastián Williams (MEX), que continua a impressionar enquanto marcha pela Rodada Principal.
Depois de uma ótima performance ontem, Liam O’Brien (AUS) foi o último homem na rodada principal para a equipe masculina australiana. Mas, pegou uma bateria difícil hoje e se juntou aos outros surfistas do WSL CT Ethan Ewing e Ryan Callinan na repescagem.
Enquanto o principal objetivo do WSG deste ano para os surfistas que representam quatro continentes é a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, os atletas das Américas esperam se classificar para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Os cinco homens e mulheres elegíveis com melhor classificação ganham as vagas para Santiago 2023 em El Salvador, e os respectivos vencedores em Santiago realizam o sonho de se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Santiago.
Cody Young (CAN) está se mantendo em uma posição privilegiada de ir para Santiago 2023 em outubro, depois de registrar um dos maiores totais do dia. O jovem de 24 anos já conquistou a qualificação provisória nos Jogos Pan-Americanos de Surf de 2023 (PASA) no Panamá, mas ainda tem trabalho a fazer para se manter à frente e garantir sua vaga.
“Tenho um trabalho a fazer aqui antes de me qualificar oficialmente para os Jogos Pan-Americanos”, disse Young. “Estou qualificado provisoriamente agora pelo PASA, mas eles levam apenas dois por país e meus outros dois companheiros de equipe ainda estão no evento, então vou apenas tentar fazer meu trabalho aqui e me qualificar para isso. Estou ansioso pelo Chile, nunca estive lá, e estou ansioso para surfar baterias homem-a-homem.”
A competição será retomada neste domingo às 8h CST com a 4ª Rodada Principal Masculina em La Bocana e 7h45 com a 3ª Rodada de Repescagem Feminina em El Sunzal.
Acompanhe os resultados e a cobertura completa do Mundial da ISA 2023 aqui no Waves.