Um enorme swell chegou forte no sétimo dia do Mundial da ISA, em El Salvador, que proporcionou aereos incríveis. Homens e mulheres se alternaram ao longo do dia, avançando nas rodadas principais 5 e 6 e nas rodadas de repescagem 8 a 10.
Os resultados do dia deram a notícia de que a taitiana Vahine Fierro (FRA) havia conquistado a vaga feminina europeia para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como uma das duas atletas que pode chamar de casa o local de surfe olímpico no Taiti, Fierro estava extremamente animada para solidificar sua vaga em El Salvador e se preparar para os Jogos Olímpicos.
“Teahupo’o é um lugar muito especial para mim”, diz Fierro. “Foi onde peguei minhas melhores ondas, cercada por pessoas muito gentis que me ajudam a aprender e me esforçar nesse tipo de onda. Estou me sentindo muito animado por ser uma atleta olímpica pela primeira vez em casa. Eu não poderia pedir melhor, este ponto agora é o melhor de todos. Estou realmente ansiosa para dedicar um tempo lá e descobrir como posso ganhar essa medalha de ouro”.
Cinco homens europeus disputaram as vagas continentais de Paris 2024. No final do dia, esses números foram reduzidos a dois. O israelense Uri Uziel era o único atleta sobrevivente da rodada principal, enquanto os demais já estavam na repescagem. Uziel, juntamente com Frederico Morais (POR) e Dylan Groen (ALE), foram eliminados, deixando Kauli Vaast (FRA) ou Gonzalo Gutierrez (ESP) para conquistar a vaga no Dia das Finais.
Vaast tem mais motivação do que a maioria para se classificar a Paris 2024. Como o único taitiano nativo além da Fierro, o jovem de 21 anos fez a maior pontuação do masculino, um 9,43 pontos, em uma onda gigantesca. Ele também fez um 7,50 para postar o maior somatório masculino do evento (16,93).
A última vaga disponível irá para um dos dois homens japoneses. O vencedor da medalha de prata em Tóquio 2020 Kanoa Igarashi (JAP) e seu companheiro de equipe Reo Inaba deixarão El Salvador com uma passagem para Paris 2024 nas mãos.
“Eu realmente quero fazer o meu melhor e apoiar Reo, meu companheiro de equipe, tanto quanto possível”, fala Igarashi. “Para mim, eu quero que ele consiga tanto quanto é para mim. Honestamente, eu ficaria mais feliz se ele conseguisse. Ele realmente merece, está surfando muito bem esta semana.”
A corrida pelas medalhas de ouro da equipe esquentou durante o evento. No dia em que Brasil e Peru estavam empatados em primeiro lugar, a França conseguiu pegar a liderança, com o Peru em segundo. A Austrália está em um terceiro mais distante, e o Japão e o Canadá completam os cinco primeiros.
Eliminatórias para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023
As vagas continentais de Paris 2024 para uma mulher e um homem das Américas serão decididas ainda este ano nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Cinco homens e cinco mulheres do Mundial da ISA conseguiram suas vagas. Também foi confirmada a classificação final dos atletas classificados provisoriamente nos Jogos Pan-Americanos de Surfe de 2023 (PASA), realizados em abril no Panamá.
Na 8ª rodada da repescagem, a atleta olímpica Leilani McGonagle (CRC) venceu uma batalha intensa com a qualificação para Santiago. Surfando contra a campeã mundial júnior da ISA sub-16 Erin Brooks (CAN) e Candelaria Resano (NIC) pelas duas vagas finais de Santiago, a costarriquenha manteve a força de seu frontside nas esquerdas de La Bocana, enquanto as outras duas, junto com a campeã mundial júnior da WSL de 2022, Francisca Veselko (POR), lutaram pelas direitas. Brooks e McGonagle avançaram conquistaram as vagas.
“Estou muito feliz por chegar a Santiago”, expõe McGonagle. “Tivemos o Pan-Americano no Panamá e fui muito mal, então tive que pegar o caminho mais difícil. Eu amo Pichilemu, é uma das minhas ondas favoritas no mundo. Estou muito animada para poder voltar, vai ser super divertido.”
Juntando-se a Brooks e McGonagle em Santiago 2023 estarão Tatiana Weston-Webb (BRA), Daniella Rosas (PER) e Sol Aguirre (PER).
Embora Weston-Webb já tenha se classificado a Paris 2024 através do WSL CT, a brasileira tem seus próprios objetivos, que uma incrível manobra de backside durante sua bateria deixou claro.
“Eu realmente amo meu backside”, declara Weston-Webb. “É onde me sinto mais confortável. Eu olhei para o surfe hoje e estou empolgado porque posso atingir algumas seções grandes e obter pontuações. Eu adoraria ganhar o ouro aqui.”
As eliminatórias masculinas para Santiago também foram confirmadas. Cody Young (CAN), Alan Cleland Jr. (MEX), Sebastian Williams (MEX), Lucca Mesinas (PER) e Miguel Tudela (PER) foram os últimos homens das Américas e cada um deles irá para o Chile em outubro para uma chance de ganhar sua vaga nos Jogos Olímpicos.
Sally Fitzgibbons (AUS), três vezes medalhista de ouro do evento, abraça o espírito da ISA
A surfista mais vencedora do Mundial da ISA, três vezes medalhista de ouro, Sally Fitzgibbons, continua a desfrutar de todos os aspectos do evento, tornando-se cativante para os outros competidores e equipes. Este ano ela desenvolveu um vínculo especial com a seleção ucraniana.
“Acabei de ter um dos momentos do meu evento. Eu vim e a equipe da Ucrânia esteve aqui e eles estão me apoiando e estavam torcendo e meu coração está tão cheio”, compartilha Fitzgibbons. “Acho que é disso que se trata o surfe. Eles estão orgulhosos de você por ir lá e dar tudo de si e obviamente é muito emocionante se conectar com as pessoas através do surfe. Acho que o melhor surfista do lineup é aquele que mais se diverte e traz a alegria, a energia e a pureza do surf.”
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, comenta: “Hoje foi um dia para ficar marcado na história do Mundial da ISA. Tantas novas nações de surfe com tantos novos talentos. Estamos todos prontos para o que será um incrível dia final e cerimônia de medalhas.”
Atletas qualificados para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023
Mulheres
Tatiana Weston Webb (BRA)
Erin Brooks (CAN)
Leilani McGonagle (CRC)
Sol Aguirre (PER)
Daniela Rosas (PER)
Silvana Lima (BRA)
Chelsea Tuach (BAR)
Lúcia Indurain (ARG)
Sanoa Olin (CAN)
Isabella Gomez (COL)
Regina Pioli (MEX)
Ornella Pellizzari (ARG)
Natália Bernold (CRC)
Dominic Barona (ECU)
Alocação da nação anfitriã (CHI)
Alocação da nação anfitriã (CHI)
Homens
Cody Young (CAN)
Alan Cleland (MEX)
Sebastian Williams (MEX)
Miguel Tudela (PER)
Lucca Mesinas (PER)
Krystian Kymerson (BRA)
Leandro Usuna (ARG)
Isauro Elizondo (PAN)
Jean Carlos González (PAN)
Franco Radziunas (ARG)
Marcos Corrêa (BRA)
Óscar Urbina (CRC)
Francisco Bellorin (VEN)
José Joaquín Lopez (VEN)
Alocação da nação anfitriã (CHI)
Alocação da nação anfitriã (CHI)
A competição retorna nesta quarta-feira (7) com a 11ª rodada da repescagem masculina em La Bocana.
Acompanhe os resultados e a cobertura completa do Mundial da ISA 2023 aqui no Waves.