O Brasil segue vivo no ISA World Surfing Games. Quatro dos seis atletas da delegação brazuca competiram no quarto dia da etapa (20) e todos avançaram. Samuel Pupo foi o melhor dos nossos. Ele marcou a terceira maior nota do dia. Os destaques da terça-feira foram os japoneses Kanoa Igarashi, com as duas maiores notas e com o maior somatório masculino, e Shino Matsuda, com a melhor performance feminina e maior média geral do dia.
Clique aqui para ver as chaves de bateria e os resultados completos
A terça-feira norte-americana teve ondas com cerca de 1 metro em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Samuel Pupo competiu na 17ª bateria do Round 3 masculino e foi bem. O brasileiro acertou fortes batidas em junções de uma direita na melhor apresentação do duelo, e marcou 8.60 pontos. Ele avançou em segundo lugar, atrás do norte-americano Kolohe Andino, autor de 8.33 pontos em sua melhor performance na disputa.
Na quarta fase seguinte Samuel encontrou o irmão na bateria. Miguel venceu o confronto de número 18 do terceiro round da chave principal ao marcar as notas 7.67 e 6.40 pontos. O italiano Leonardo Fioravanti avançou com a segunda posição.
O duelo com os dois irmãos Pupo aconteceu na sexta bateria da quarta fase. O Round foi todo formado por duelos entre três surfistas. Miguel marcou 6.97 e 6.50 pontos (13.47), contra 7.17 e 5.33 (12.50) de Samuel. Os dois avançaram e o panamenho Jean Carlos González (10.86) caiu para a repescagem.
Na quinta fase Miguel encara o francês Gatien Delahaye, o norte-americano Nat Young e o norte-americano Kolohe Andino. Samuel terá pela frente o italiano Leonardo Fioravanti, o peruano Lucca Mesinas e o australiano Jackson Baker.
O outro brazuca da categoria masculina também passou pelas duas fases. No terceiro confronto da terceira fase, Jadson André passou em segundo lugar (11.60), atrás do australiano Jackson Baker (13.50).
No round seguinte Jadson também avançou com a segunda posição. O brasileiro conquistou 8.50 pontos de somatório, contra 11.16 do peruano Lucca Mesinas. O senegalês Cherif Fall (7.23) caiu para a repescagem.
Os adversários de Jadson na quinta fase são o japonês Kanoa Igarashi, o argentino Santiago Muniz e o português Guilherme Fonseca.
Yanca – Entre as mulheres, o Brasil teve apenas a participação de Yanca Costa no dia. Mariana Areno e Karol Ribeiro folgaram na terça-feira. As três estão na repescagem.
Yanca competiu na primeira bateria da repescagem e venceu com as notas 7.00 e 4.83 pontos (11.83). Na fase seguinte ela avançou em segundo lugar (11.17), atrás de Shina Matsuda. A japonesa venceu o duelo com a maior nota do dia entre elas (8.50) e com o maior somatório de toda a terça-feira (16.27).
As próximas adversárias de Yanca no ISA World Surfing Games são a surfista da Nicarágua Valentina Resano, a panamenha Enilda Alonso e a belga Rheanna Rosenbaum.
Mariana Areno e Karol Ribeiro ainda competirão na segunda fase da repescagem feminina. Mariana enfrentará a mexicana Ana Laura González, a equatoriana Mia Barrera e a ucraniana Nina Zavodchikova.
Destaque masculino – O destaque do dia entre os homens foi Kanoa Igarashi. O surfista do Japão fez as duas maiores notas do dia (8.83 e 8.67), e o maior somatório (16.17) entre os homens.
Próxima chamada – A próxima chamada para o WSG 2022, apresentado pelo Visit Huntington Beach, acontece nesta quarta-feira (21), às 11h30 (de Brasília). Confira a transmissão ao vivo no Waves.
Confira mais fotos no Instagram.
Os ISA World Surfing Games 2022 dará uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 para cada gênero ao fim da competição.
Leia mais
Estrelas brilham em Huntington
Desfile de nações na Califórnia
Italo Ferreira desfalca o Brasil
Time da China treina em Huntington