O Brasil definiu a equipe para o Mundial da ISA 2024, que será disputado de 23 de fevereiro a 3 de março nas ondas de Margara, Porto Rico. O torneio é o último de surfe classificatório para as Olimpíadas de Paris 2024.
Yago Dora é a grande novidade. O surfista foi convocado para o time brasileiro no lugar de João Chianca, que ainda se recupera do acidente que sofreu em Pipeline, Havaí.
Com a vaga Olímpica já assegurada via ranking WSL 2023, pela nova regra da ISA, Chianca teria que obrigatoriamente participar do Mundial da ISA 2024, mas foi liberado por razões médicas.
Além de Yago, o time brasileiro terá Filipe Toledo e Gabriel Medina. Assim como João, Filipe já tem vaga garantida nos jogos olímpicos. Caso o Brasil seja campeão por equipes no evento, o país ganhará mais uma vaga, que ficará para Yago ou Medina. O que tiver melhor resultado na prova garantirá lugar nas Olimpíadas.
Catarinense de 27 anos, Yago foi o quarto melhor brasileiro no ranking da WSL 2023. Ele ficou atrás de Filipe, João e Medina, finalizando em sétimo lugar com 41,610 pontos.
No feminino, Tatiana Weston-Webb compete junto com Luana Silva e Tainá Hinckel. Luana faz parte da elite do surfe junto com Tatiana. Já Tainá é a atual campeã brasileira. Tati terminou o ranking do CT 2023 em oitavo lugar e já tem vaga garantida nas Olimpíadas. Luana e Tainá ainda têm chances de competir nos jogos e dependem do resultado da equipe no evento.