O Top Ian Gouveia está confirmado no ISA World Surfing Games, competição que acontece entre os próximos dias 15 e 22 de setembro, em Tahara, Japão.
Apesar da desistência da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) de levar a equipe ao evento, alegando dificuldade em atender à prestação de contas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o atleta optou por viajar por conta própria e embarca nesta sexta-feira.
Segundo Ian, a decisão de disputar o ISA Games foi tomada devido à enorme vontade de participar do ciclo olímpico e também de tentar repetir a história do seu pai, Fabio Gouveia, primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro no ISA Games, há exatamente 30 anos, em Porto Rico.
Os dois melhores atletas das Américas no ISA Games em Tahara terão vaga garantida nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, Peru, evento que marcará a estreia do surfe no ciclo olímpico.
“Depois da notícia de que a CBSurf não conseguiria levar o time do Brasil, como eu já estou no meio caminho, pois estou na Califórnia, decidi ir por conta própria. Este ano marca a comemoração dos 30 anos do título mundial do meu pai em Porto Rico, e pra mim seria uma honra repetir aquela conquista. Por isso, solicitei à CBSurf essa autorização e estou embarcando hoje para o Japão, para representar o meu país e tentar repetir o feito do meu pai”, conta Ian ao Waves.
“Além disso, quero muito conquistar a vaga nos Jogos Pan-Americanos do Peru em 2019, sendo que os dois melhores atletas das Américas nesse evento do Japão já garantem essa vaga sem depender da convocação da CBSurf. Estou muito sentido pelos outros companheiros do time brasileiro que não poderão estar lá comigo, mas quero dar o meu melhor por eles também e trazer mais esse título para o nosso país”, finaliza Ian.