Os brasileiros Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo continuam em grande forma no ISA World Surfing Games em Miyazaki, Japão.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
Neste sábado (14), em ondas balançadas no litoral japonês, foram decididos os semifinalistas da chave principal e outros seis atletas que ainda têm chance de chegar à decisão pela repescagem.
Ainda invictos, Gabriel e Italo protagonizaram uma dobradinha no sexto round e agora vão fazer uma super bateria contra os norte-americanos Kolohe Andino e Kelly Slater pela semifinal. Os dois melhores garantem vaga na final, enquanto os perdedores caem para a repescagem.
Já Filipe Toledo, que fez bonito neste sábado e foi o autor do maior somatório do dia – 16.96, encara o marroquino Ramzi Boukhiam e o neozelandês Billy Stairmand pela décima fase da repescagem.
Para chegar à grande final através da repescagem, o brasileiro precisa avançar mais três baterias em Miyazaki.
As condições melhoraram em Kisakihama Beach e as ondas quebraram com até 1 metro e formação irregular. Um dos grandes momentos do dia foi o tubo de Kelly Slater, que lhe rendeu nota 8.33 na vitória sobre Kolohe Andino (2º) e Frederico Morais (3º) pela sexta fase da chave principal.
O dia dos brasileiros começou com a classificação de Filipe Toledo em segundo lugar na oitava bateria da repescagem. A vitória ficou com Billy Stairmand, enquanto o italiano Angelo Bonomelli e o canadense Cody Young foram eliminados do evento.
Na sequência, o ubatubense fez bonito no triunfo sobre os japoneses Shun Muramaki (2º) e Hiroto Ohhara (3º). Logo em sua primeira onda, Filipe anotou 9.13 e fechou o caixão com 7.83 pontos, garantindo o Brasil na liderança provisória por equipes e com todos os representantes na categoria masculina do ISA Games.
Pela chave principal, Italo Ferreira e Gabriel Medina caíram na água apenas uma vez e fizeram uma dobradinha verde e amarela em um confronto apertado contra o surpreendente marroquino Ramzi Boukhiam.
Com 14.40 no somatório, Italo saiu com a vitória. Medina foi o segundo com 13.83 e Ramzi ficou em terceiro, com 12.97 no somatório. Melhor atleta da África no evento, Ramzi deu um grande passo para garantir vaga nas Olimpíadas de 2020.
O português Frederico Morais, melhor europeu no ISA Games 2019, e o neozelandês Billy Stairmand, melhor surfista da Oceania, também estão carimbando passaporte aos Jogos de Tóquio 2020 (clique aqui para entender os critérios de qualificação).
A chamada para o nono e último dia do ISA World Surfing Games acontece neste sábado (14), às 20:30 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.
Os resultados completos podem ser conferidos na nossa página de transmissão ao vivo.
ISA Games 2019
Sétima fase*
1 Kelly Slater (EUA), Gabriel Medina (BRA), Italo Ferreira (BRA), Kolohe Andino (EUA)
Décima fase da repescagem**
1 Frederico Morais (POR), Rio Waida (IND), Shun Murakami (JPO)
2 Ramzi Boukhiam (MAR), Filipe Toledo (BRA), Billy Stairmand (NZL)
*Os dois melhores avançam para a grande final e os perdedores têm uma nova chance pela repescagem.
**A repescagem oferece duas vagas à grande final do ISA Games 2019.