O ISA World Surfing Games dá a largada nesta sexta-feira (6), a partir das 23 horas (de Brasília), em Miyazaki, Japão, com a cerimônia de abertura e o provável início da primeira fase feminina.
O evento é qualificatório aos Jogos Olímpicos de Tóquio e oferece uma vaga em cada categoria (masculino e feminino) para surfistas da Europa, Oceania, Ásia e África.
Pelas Américas, os recentes Jogos Pan-Americanos de Lima serviram como classificação à Tóquio e os peruanos Lucca Mesinas e Daniela Rosas, vencedores da disputa, praticamente asseguraram vaga.
Praticamente porque, tanto os Jogos Pan-Americanos, como o ISA Games de 2019, estão atrás na ordem hierárquica de classificação às Olimpíadas. À sua frente aparecem o ISA Games de 2020 e o Championship Tour de 2019 (o primeiro da lista).
Ou seja, mesmo que um atleta da França, por exemplo, vença o ISA Games de Miyazaki deste ano, ele ainda não estará garantido nos Jogos, pois o limite máximo nas Olimpíadas é de dois surfistas por país. Assim, outros atletas franceses poderiam assegurar vaga pelo ranking final do CT deste ano ou pelo ISA Games de 2020, por exemplo.
Neste caso, a vaga de um europeu através do ISA Games de 2019 iria para outro atleta do continente melhor classificado no evento e que “seja elegível”, ou seja, de algum país que não tenha estourado o limite de vagas. Por isso, os classificados pelo ISA Games deste ano só serão conhecidos depois do final do CT desta temporada e do ISA Games de 2020.
Ao todo serão 20 homens e 20 mulheres nas Olimpíadas e os eventos qualificatórios foram determinados por ordem hierárquica. Veja abaixo:
1 – Championship Tour de 2019: os primeiros 10 homens elegíveis e as primeiras 8 mulheres elegíveis.
2 – ISA World Surfing Games de 2020: os primeiros 4 homens elegíveis e as primeiras 6 mulheres elegíveis.
3 – ISA World Surfing Games de 2019: os primeiros 4 homens e as primeiras 4 mulheres elegíveis da África, Ásia, Europa e Oceania.
4 – Jogos Pan-Americanos de 2019: o primeiro homem elegível e a primeira mulher elegível das Américas.