ISA Games

Do perrengue à glória

Depois de ter o passaporte furtado e quase ficar de fora da prova, Italo Ferreira vence ISA Games do Japão com direito a nota 10 na final; Gabriel Medina fica em terceiro e Brasil leva o ouro por equipes.

Italo Ferreira decola de backside no primeiro e único 10 do ISA Games 2019.

Com direito a nota 10 na final, o brasileiro Italo Ferreira sagrou-se campeão do ISA World Surfing Games 2019 neste domingo (15) em Miyazaki, Japão.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Depois de cair para a repescagem, o Top potiguar recuperou-se em grande estilo na decisão e anotou o primeiro 10 do evento para derrotar o californiano Kolohe Andino (2º), o bicampeão mundial Gabriel Medina (3º) e o japonês Shun Murakami (4º).

Com as medalhas de ouro e bronze no masculino, e a prata de Silvana Lima no feminino, o Brasil ficou no topo do ranking por equipes no evento que reuniu os principais Tops do Championship Tour e serviu como um aperitivo para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A saga de Italo Ferreira no litoral japonês, que começou de bermuda jeans e uma prancha emprestada no primeiro round, foi coroada com uma grande atuação no dia decisivo e o aéreo insano 360º de backside que lhe rendeu a nota 10.

“Foi um campeonato incrível. Gostaria de parabenizar a todos os surfistas que estiveram aqui”, comemora Italo, que anotou 17.77 no somatório contra 17.06 de Kolohe Andino, 14.53 de Medina e 11.74 de Shun Murakami na bateria final.

Italo Ferreira supera adversidades para comemorar o inédito título do Mundial da ISA.

“Estou exausto. Foram várias baterias e o desgaste emocional foi grande. Apenas tentei mostrar o meu melhor surfe e no final deu tudo certo”, desabafa o brasileiro, que no início da semana chegou ao Japão em cima da hora, foi do aeroporto direto ao pico, e ainda conseguiu largar com vitória.

Neste domingo, as ondas ganharam força em Miyazaki e a “máquina de lavar” de Kisakihama Beach quebrou com cerca de 1 metro e formação irregular.

Depois de ficar em último na super bateria que reuniu Kolohe Andino, Gabriel Medina e Kelly Slater, Italo Ferreira demonstrou garra na final da repescagem para chegar à decisão ao lado do japonês Shun Murakami, eliminando o próprio Slater e o marroquino Ramzi Boukhiam do evento.

Na grande final, Italo pulou na frente com uma esquerda de 7.67 e praticamente selou a vitória com um perfeito aéreo 360º de backside, na primeira e única nota 10 de todo o campeonato.

Medina e Kolohe, que chegaram à decisão invictos, travaram um duelo particular pelo segundo lugar, mas o californiano levou a melhor depois de arrancar 9.43 pontos na última onda. O japonês Shun Murakami foi o quarto, para delírio da torcida local que lotou as areias de Kisakihama.

Torcida japonesa lota as areias de Kisakihama Beach no último dia de evento.

Samba em Miyazaki Com a vitória de Italo, o terceiro lugar de Medina, a medalha de prata de Silvana Lima e os bons resultados de Tatiana Weston-Webb (5º) e Filipe Toledo (10º), o Brasil anotou 4.060 pontos e ganhou o ranking por equipes com folga.

O segundo lugar ficou com os EUA de Kelly Slater, Kolohe Andino e Courtney Conlogue, responsáveis por 3.415 pontos. O Japão, que defendia o título do evento, acabou em terceiro com 2.680. Já o Peru foi o quarto e medalhista de cobre com 2.610.

A má notícia deste domingo no Japão ficou por conta da lesão de Filipe Toledo. Atual líder do Championship Tour, ele desfalcou o Brasil no dia decisivo do ISA Games e é dúvida para a próxima etapa da elite mundial, a partir desta quinta-feira (19), no Surf Ranch (EUA).

De acordo com comunicado da CBSurf, ele sentiu uma lesão no quadril e foi orientado pelo médico da entidade, Dr. Franz Burini, a se retirar do evento.

“Filipe Toledo tem uma lesão no quadril, que apresenta esporadicamente uma repercussão na coluna e que exige um tratamento específico. Na avaliação inicial, aqui no ISA, o atleta já apresentava queixa de desconforto, e o suporte inicial permitiu que ele ainda participasse da competição até o dia de hoje. Mas dada a grande exigência física e as condições difíceis do mar no penúltimo dia do evento o quadro se agravou”, diz Burini.

Equipe brasileira faz a festa no pódio do ISA World Surfing Games 2019.

Vagas olímpicas Com o término da categoria masculina, os atletas que vão se classificando às Olimpíadas de Tóquio são o japonês Shun Murakami, o marroquino Ramzi Boukhiam, o neozelandês Billy Stairmand e o português Frederico Morais.

Lembrando que o ISA Games deste ano oferece uma vaga aos melhores representantes da Ásia, África, Oceania e Europa. Pelas Américas, os recentes Jogos Pan-Americanos de Lima serviram como classificação aos Jogos e os peruanos Lucca Mesinas e Daniela Rosas foram os vencedores.

Devido à ordem hierárquica de qualificação, os classificados pelo Mundial da ISA de 2019 só serão conhecidos depois do final do Championship Tour desta temporada e do ISA Games de 2020 (saiba mais aqui).

Agora, grande parte dos atletas que disputaram o Mundial da ISA em Miyazaki segue para o Surf Ranch, em Lemoore, Califórnia, onde a partir do dia 19 de setembro começa a oitava etapa do Championship Tour 2019.

ISA Games 2019

Resultados

Masculino

1 Italo Ferreira (BRA)
2 Kolohe Andino (EUA)
3 Gabriel Medina (BRA)
4 Shun Murakami (JPO)

Feminino

1 Sofia Mulanovich (PER)
2 Silvana Lima (BRA)
3 Bianca Buitendag (AFR)
4 Carissa Moore (EUA)

Equipes

1 Brasil
2 EUA
3 Japão
4 Peru

Vagas olímpicas provisórias

Masculino

Shun Murakami (JPO)
Ramzi Boukhiam (MAR)
Billy Stairmand (NZL)
Frederico Morais (POR)

Feminino

Shino Matsuda (JPO)
Anat Lelior (ISR)
Bianca Buitendag (AFR)
Ella Williams (NZL)

Exit mobile version