O Brasil começou bem o ISA World Surfing Games, o mundial promovido pela International Surfing Association que acontece em Miyazaki, no Japão. Tainá Hinckel, que foi a única surfista do time brazuca que competiu neste sábado, venceu e segue na fase principal, agora no segundo round.
Um total de 55 países está confirmado no evento que é apresentado pela Vans. Serão 240 atletas divididos nas categorias Masculina, Feminina e Equipes. Neste sábado apenas as meninas competiram e foram realizadas 18 baterias da primeira fase nas ondas de meio metro de Kisakihama Beach.
Tainá venceu a 11ª bateria com as notas 5.83 e 2.67 e avançou com a surfista de Porto Rico Tia Blanco (2ª). A atleta do Reino Unido Kitty Brewer (3ª) e a neozelandesa Ella Williams (4ª) caíram para a repescagem.
As outras integrantes do time brazuca vão estrear neste domingo no Japão, noite de sábado no Brasil. Tatiana Weston-Webb está escalada para a 22ª disputa e vai enfrentar Josefina Ane (ARG) e Dhea Natasya Novitasari (INA). Silvana Lima compete no duelo seguinte contra Paige Hareb (NZL) e Taina Angel Izquierdo (INA).
Melhor do dia – A melhor surfista do dia foi Caroline Marks. A norte-americana soltou manobras fortes em duas direitas e venceu com a maior média do sábado: 17.23 pontos. Na melhor apresentação a surfista arrancou a nota 9.00 dos juízes.
Próxima chamada – A próxima chamada para o ISA World Surfing Games do Japão acontece neste sábado, às 20:00 no horário de Brasília. Para o segundo dia também só estão programadas baterias femininas. Os homens só vão estrear na terça-feira (noite de segunda-feira no Brasil).
Assista as disputas ao vivo aqui no Waves.