O último domingo (28) marcou a estreia dos brasileiros no Vissla ISA World Junior Championship, o Mundial Sub 18 da ISA que está sendo realizado em Huntington Beach, Califórnia (EUA).
Clique aqui para ver o vídeo
Leonardo Berbet, Leonardo Barcelos e Daniel Adisaka (Sub 18), Luiz Mendes, Mateus Sena e Heitor Mueller (Sub 16), além de Anne dos Santos e Julia Duarte (Sub 18 Feminina) tiveram uma boa atuação e garantiram vaga na segunda fase.
As baixas do dia foram Sophia Medina e Tainá Hinckel, na Sub 16 Feminina, que perderam em suas respectivas baterias e agora precisam passar pela repescagem para tentar uma vaga à grande final.
Ainda pela Sub 16 Feminina, falta estrear a carioca Maju Freitas. Nas garotas da Sub 18, quem ainda não entrou na água foi Isabela Saldanha.
Em ondas de até 1 metro, o dia foi movimentado no Píer de Huntington Beach. A direção de prova montou dois palanques para agilizar a disputa, que conta com mais de 300 atletas.
A japonesa Kana Nakashio arrancou nota 9.17 e somou 17.44 pontos no total para cravar os novos recordes do evento na vitória sobre a marroquina Lilias Tebaii (2ª) e a britânica Bonita Whitelock (3ª) na Sub 16.
A maior nota do dia entre os homens foi do havaiano Cole Frye, que igualou os 9.17 de Kana, na Sub 18.
Entre os brasileiros, o grande destaque foi o surfista de Imbituba Leonardo Barcelos, que somou 13.60 na vitória sobre o italiano Edoardo Papa (2º), o espanhol Diego Suárez (3º) e o atleta da Guatemala Carlos Escobar (4º).
O sul-africano Jordy Smith, atual número 6 do mundo e campeão do Mundial da ISA em 2003, apareceu em Huntington para prestigiar a nova geração.
“Os surfistas estão dando um grande show. Apareci para o surfe mundial no ISA Júnior e tive sorte o bastante de ter essa experiência. É uma oportunidade única e eles têm que aproveitá-la”, comenta Jordy.
Uma nova chamada acontece nesta segunda-feira (29), às 11:30 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.