As atletas Atalanta Batista e Chloé Calmon são as esperanças do Brasil por uma medalha no Mundial de Longboard da ISA em Biarritz, França. Neste sábado (1/6), a dupla avançou na repescagem e ficou a dois passos do pódio. Já Phil Rajzman não se deu bem em sua bateria na categoria masculina e está eliminado da competição. Na categoria por equipes, a França e os Estados Unidos dividem a liderança, enquanto o Brasil é quarto, atrás ainda do Peru (3º).
Bicampeão mundial da WSL, Phil caiu diante do peruano Lucas Garrido e do argentino Martin Perez. O brasileiro somou 5.00 e 4.90 nas duas melhores ondas, saindo da água precisando de 6.41 para barrar Perez, segundo colocado. No mesmo confronto, o sul-africano Thomas King terminou em quarto e também deu adeus ao Mundial da ISA.
No feminino, Chloé Calmon e Atalanta Batista competiram muito bem, passando mais duas batalhas em Biarritz.
Chloé abriu o round 5 da repescagem com o incrível somatório de 17.74 pontos, deixando para trás a norte-americana Lindsay Steinriede, com 13.10, e a canadense Liv Stokes, com 9.00.
Em seguida, Atalanta Batista venceu uma dura batalha contra a francesa Justine Dupont, classificada em segundo com 13.10, contra 13.30 da brasileira. Em terceiro ficou a sul-africana Tarryn King.
As atletas retornaram ao outside para o round 6 e novamente Chloé ditou o ritmo na água, totalizando 14.60 pontos para bater Justine Dupont (12.87) e a australiana Tully White, eliminada com 11.54.
No outro confronto, Atalanta Batista descolou 10.13 pontos e avançou atrás de Lindsay Steinriede, que obteve 13.10. A australiana Emily Lethbridge terminou em terceiro com 7.07.
A próxima bateria terá as duas brasileiras e também Lindsay e Justine. As duas melhores atletas do duelo avançam para enfrentar as duas derrotadas na final da chave principal, formada por María Fernanda Reyes, do Peru, Soleil Errico, dos Estados Unidos, Natsumi Taoka, do Japão, e Alice Lemoigne, atleta da Ilha Reunião que representa a França.
Entre os homens, a decisão da chave principal conta com o peruano Benoit Clemente, o britânico Ben Howey e os irmãos franceses Antoine e Edouard Delpero.
Os dois melhores garantem vaga na finalíssima, enquanto o terceiro e o quarto terão uma nova chance na decisão da repescagem.
A próxima chamada acontece às 2h da madrugada deste domingo (horário de Brasília) para começar as disputas às 2:15h. A expectativa dos organizadores é promover as finais a partir das 5:35h.
As brasileiras devem entrar em ação às 3:05h da madrugada. O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.
Veja as fotos deste sábado: