A brasileira Chloé Calmon ficou em terceiro lugar no Mundial de Longboard da ISA, encerrado neste domingo, em Biarritz, França, e ajudou a equipe brasileira a garantir a medalha da cobre na classificação geral, atrás da França (1a), Peru (2a) e Estados Unidos, terceira colocada entre as 30 delegações inscritas.
Clique aqui para ver o vídeo
Depois de dar a volta por cima na repescagem com ótimas atuações e chegar à finalíssima, Chloé foi superada pelas francesas Alice Lemoigne (1a) e Justine Dupont (2a).
A carioca estava em quarto lugar na bateria, mas ganhou uma posição depois que os juízes aplicaram interferência na norte-americana Soleil Errico, que despencou da segunda para a quarta posição.
A plateia foi ao delírio com a vitória de Lemoigne, atleta da Ilha Reunião. “Isso é incrível”, falou Lemoigne. “Eu tenho sonhado com isso desde que fui chamada para a equipe. Hoje esse sonho se tornou realidade”, revelou a atleta. “Toda a minha família e amigos estão aqui, o que torna isso muito especial”, comemorou Alice Lemoigne.
Quem também representou o Brasil neste domingo foi Atalanta Batista, eliminada no round 7 da repescagem. Atalanta ficou em terceiro lugar no duelo contra Chloé Calmon (1a) e Justine Dupont.
Antes de chegar à grande decisão, Chloé ainda fez uma nova dobradinha com Dupont, desta vez passando em segundo lugar e eliminando a japonesa Natsumi Taoka e a peruana María Fernanda Reyes.
No masculino, em uma final espetacular, o peruano Benoit Clemente roubou a cena e estragou a festa dos franceses.
Benoit, que tinha 9.83 em sua melhor onda, arrancou 7.70 dos juízes nos instantes finais e impediu a vitória de Antoine Delpero, autor de 8.17 e 9.00, dando-se ao luxo de descartar 7.10.
“Estou tão feliz que não posso expressar toda a felicidade que sinto”, disse Clemente. “Eu sempre tive vontade de vencer este Mundial. Eu competi em tantos eventos da ISA que eu nem consigo lembrar qual é o número deste. Eu sempre sonhei em ganhar”, continuou o peruano às lágrimas.
“Foi uma final difícil. Os irmãos Delpero são adversários incríveis e grandes amigos meus”, completou o campeão.
Também com uma performance de alto nível, Edouard Delpero – irmão de Antoine – terminou em terceiro lugar com 8.97 e 7.93, seguido pelo norte-americano Cole Robbins, autor de 6.17 e 6.60.
Resultados
Masculino
1 Benoit Clemente (PER)
2 Antoine Delpero (FRA)
3 Edouard Delpero (FRA)
4 Cole Robbins (EUA)
Feminino
1 Alice Lemoigne (FRA)
2 Justine Dupont (FRA)
3 Chloé Calmon (BRA)
4 Soleil Errico (EUA)
Equipes
1 França
2 Peru
3 Estados Unidos
4 Brasil
Veja as fotos das finais: