A estreia mundial do filme The Impossible Wave aconteceu no último domingo (18), com presença de estrelas do surfe, fãs e autoridades, na exibição exclusiva do filme em Huntington Beach, Califórnia (EUA).
O documentário de 40 minutos conta a poderosa história da busca pessoal do argentino Fernando Aguerre, presidente da International Surfing Association (ISA), para tornar o surfe, sua paixão, um esporte olímpico.
Na chegada, os convidados receberam colares tradicionais do Havaí, berço do esporte, para celebrar a história e a cultura do surfe. Entre os presentes estiveram o fundador e ex-CEO da Quiksilver USA, Bob McKnight, além dos campeões mundiais Peter Townend e Barton Lynch, da Austrália.
Produzido e dirigido por Jay e Jessica Johnson, The Impossible Wave conta a história da vida de Fernando Aguerre, eleito pela primeira vez presidente da ISA em 1994.
Ao longo dos 20 anos seguintes, ele dedicou uma quantidade excepcional de tempo, finanças e, mais importante, ondas, para realizar sua maior conquista. Ele garantiu vaga para o surfe no maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos.
Mas sua jornada não foi simples ou fácil. Como Fernando diz no filme, “a persistência e minha resiliência foram meu motor, mas meu combustível, acho que foi o apoio de todas as pessoas. Até mesmo as pessoas que pensavam que eu era um lunático, que isso era uma loucura. E eu acreditei, muitas vezes, que era uma loucura”.
Apoiado pela família e por funcionários dedicados da ISA, Fernando fez campanha incansavelmente por muitos anos. Um ótimo relacionamento com o mundo olímpico evoluiu à medida que a mensagem de Fernando e, bem como o código de vestimenta pouco ortodoxo dele atraíram a atenção de líderes esportivos internacionais.
E assim, nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, o Comitê Olímpico Internacional votou por unanimidade para que o surfe fosse incluído nos Jogos de Tóquio 2020. E o surfe segue um sucesso olímpico, tendo sido votado para os Jogos de Paris 2024 e Los Angeles 2028, tornando-se um esporte permanente nos Jogos Olímpicos.
A história de perseverança apaixonada de Fernando capturou a imaginação em todo o mundo e The Impossible Wave despertou as emoções do público na estreia, sendo ovacionado em pé ao final da exibição, o que provocou uma declaração passional de Aguerre: “Foi uma onda emocional”.
A première de The Impossible Wave aconteceu durante o ISA World Surfing Games 2022, com as disputas em Huntington Beach de 17 a 24 de setembro, com 247 atletas de 51 nações na briga pelas medalhas.
“Há 26 anos, eu estava aqui em Huntington Beach para os primeiros ISA Games e estava comprometido com o surfe olímpico, mas nem sabia como chegar lá. Não sabia se era um processo, não entendia nada. Acho que às vezes a ignorância pode ser uma bênção. Este filme fala sobre acreditar que tudo é possível”, finalizou.
O WSG 2022, apresentado pelo Visit Huntington Beach, acontece todos os dias até o dia 24, às 11h30 (de Brasília), no Huntington Beach Pier Southside, com transmissão ao vivo no Waves.
Confira mais fotos no Instagram.
Leia mais
Desfile de nações na Califórnia
Italo Ferreira desfalca o Brasil
Time da China treina em Huntington