O carioca Pedro Calado é o grande campeão do Itacoatiara Big Wave 2021, campeonato que premiou as melhores performances registradas em vídeo no pico de Niterói (RJ) entre 17 de julho e 30 de setembro.
Clique aqui para ler a reportagem do primeiro swell
Clique aqui para ler a reportagem do segundo swell
Clique aqui para ler a reportagem do terceiro swell
Calado conquistou a única nota dez do evento (foto que abre a galeria acima) com uma verdadeira bomba. De acordo com os organizadores, é uma das maiores ondas já registradas em Itacoatiara.
O evento contou com alguns dos surfistas mais atirados do Brasil, e os nomes que completam o pódio corroboram isso. Lucas Chumbo ficou com a segunda colocação, e Gabriel Sampaio em terceiro.
O Prêmio Atitude foi entregue para Kalani Lattanzi na categoria masculina, e para Michelle des Bouillons na feminina. Todos os cheques e troféus foram entregues em uma cerimônia na Praia de Itacoatiara (RJ) na tarde desta quarta-feira (6).
As ondas foram julgadas pela seguinte comissão de arbitragem: Rubens Goulart (Head Judge), Cláudio Alberti, Jerônimo Telles, Felipe Picanço e Paulo Dolabella.
A competição foi aberta a surfistas brasileiros e estrangeiros, homens e mulheres. Ao todo foram distribuídos R$ 50 mil em prêmios divididos entre atletas e cinegrafistas.
Formato digital
Por conta da pandemia e da impossibilidade de realizar eventos presenciais que podem gerar aglomerações, o evento teve um formato digital inédito no Brasil para competições de ondas grandes.
Durante a janela de competição, que ocorreu entre os dias 17 de julho e 30 de setembro de 2021, os atletas surfaram ondas na remada e registraram em vídeo.
As melhores ondas foram inscritas e julgadas por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela liga mundial para o surfe de ondas grandes.
O evento tem cobertura no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves.