Há nove dias treinando intensamente nas ondas de Maresias, São Sebastião (SP), Monique Pontes está pronta para disputar a etapa do circuito sul-americano Oi Longboard Pro, que começa nesta sexta-feira (8) no tradicional point do litoral norte paulista.
Atualmente, a vicentina ocupa a nona colocação no ranking sul-americano e aproveitou a última semana para treinar intensamente com o experiente longboarder Carlos Bahia, local do pico, campeão 2017 da modalidade e revelador de vários talentos. De acordo com o cronograma, as disputas devem rolar a partir do pranchão devem rolar a partir de sábado.
“Quero melhorar o posicionamento no ranking sul-americano e por isso me ‘internei’ aqui. Desde que cheguei em Maresias peguei todas as condições: pequeno, mexido e maior. Era um mar que me assustava bastante, mas agora posso falar que finalmente me sinto à vontade nestas ondas”, comenta Pontes.
Para ela, o trabalho com Bahia tem superado às expectativas. “Ele está me ajudando com a parte competitiva. No primeiro momento focamos em surfar Maresias, além da parte corretiva de manobras. Ele simula bateria, me ajuda a surfar como os juízes querem ver numa prova, focando em manobras que rendem boas notas”, explica.
De acordo com Monique, esse período de treino foi primordial. “Maresias é muito diferente de São Vicente e os treinos me deixaram com uma outra visão dessas ondas. Agora é ir para cima”, diz otimista, em busca de um bom resultado na prova.
Oi Longboard Pro tem o princípio da igualdade de gêneros, incentivado pela World Surf League. Em todas as etapas, a premiação da categoria feminina é a mesma oferecida para a masculina. O evento é transmitido ao vivo pelo Waves.
Depois de Maresias, Monique segue para o Rio de Janeiro aonde disputa mais uma prova importante do calendário do pranchão, entre 15 e 17 de novembro. A segunda etapa do CBSurf Longboard Tour rola na praia da Macumba, zona oeste do Rio, e distribuirá R$ 10 mil de premiação, entre os finalistas profissionais. Essa etapa será decisiva na definição dos campeões brasileiros 2019, além dos representantes no Pan-Americano e Mundial ISA de Longboard em 2020.