Hurley Surf Club

Mutirão limpa Itaúna

Galera do Hurley Surf Club participa de mutirão de limpeza em Itaúna após a vitória de Filipe Toledo no Oi Rio Pro.

0

Em um dia de grandes emoções em Saquarema por conta da vitória de Filipe Toledo no Oi Rio Pro 2018, o Hurley Surf Club, convidado pela ONG Route Brasil e Santa Luzia, participou da limpeza na praia de Itaúna após a finalização do evento.

Palco da etapa brasileira do circuito mundial, a praia recebeu nos últimos dias um grande número de pessoas que assistiram ao campeonato e com isso, a presença de lixo nas areias e no mar teve um aumento significativo.

Vale torcer e vibrar com os competidores profissionais, divertir-se com o campeonato. O que não vale é deixar lixo nas areias e no mar. É preciso ter consciência ambiental, afinal de contas, é na praia que o surfe acontece e se desenvolve.

Grande parte dos resíduos já haviam sido recolhidos pela Onix, empresa que atua na coleta de lixo na cidade de Saquarema, porém, micro lixos ainda estavam presentes no local.

A ação ocorreu inicialmente a convite do surfista profissional e integrante do World Tour da WSL, Willian Cardoso, junto a Route. Marina Werneck foi a grande responsável pela conexão entre a ONG e a Hurley.

“O Route surgiu em Florianópolis (SC) em 2010, juntamente com o amigo Marcio, que também é surfista. Nós estávamos buscando uma solução para o impacto de nosso consumo nas praias e começamos a pensar em reunir uma galera, realizar uns mutirões”, diz Simão Pedro, diretor-presidente da ONG.

“Com o material coletado, começamos a fazer brinquedos para distribuir em orfanatos e a partir de então, desenvolvemos outros produtos a partir do lixo. Várias pessoas aderiram e chegamos a fazer mutirões com mil pessoas. Já expandimos o trabalho para a Califórnia, estamos chegando na Itália, na França e temos ações espalhadas por todo Brasil, assim como essa que está rolando hoje em Saquarema”, complementa.

Além da coleta, outro grande objetivo da ação foi passar uma mensagem de que é necessário ter consciência ambiental, com a finalidade de preservar os locais.

“Por favor, quando você for embora, leve seu lixo junto. Todos nós ficamos agradecidos”, comenta Fabiana Veríssimo, integrante da equipe do Hurley Surf Club Brasil.

Os itens coletados passaram por uma triagem, separando por categorias como plásticos, metálicos, vidros e orgânicos. Posteriormente, foram entregues para a empresa responsável pela reciclagem e descarte dos materiais.

Essa ação marcou o final das ativações do Hurley Surf Club em Saquarema, afinal de contas, não basta apenas vibrar por nossos surfistas favoritos. É preciso preservar o palco onde o surfe acontece.

Para acompanhar as ações da Hurley, siga o perfil @hurleysurfclub_br no Instagram. Clique aqui para saber mais sobre o trabalho da ONG Route Brasil.