O final de semana foi marcado por muita ação dentro da água com as disputas da categoria feminina do Oi Rio Pro e também por ações inspiradoras fora dela.
No domingo (13), em mais uma ativação do Hurley Surf Club, a ONG Waves For Water foi até a comunidade do Charqueado, em Sampaio Correia, Saquarema (RJ), com a finalidade de levar mais qualidade de vida aos moradores do local.
Atuando em todo o mundo, a Waves For Water é uma organização de ajuda humanitária, que tem o foco em prover acesso a água potável para todas as pessoas que precisam.
Com a ajuda da Associação de Surfe de Saquarema em um primeiro momento, que auxiliou na identificação de localidades com dificuldades na obtenção de água limpa para consumo, a ONG entrou em contato com o líder comunitário Dinho para agendar uma visita prévia e entender as necessidades imediatas dos moradores do Charqueado.
Durante a visita, houve a constatação de que a população não tinha acesso a água tratada, fato que oferece uma série de riscos à saúde das pessoas e que também promove maior desigualdade social.
Para ajudar a mudar este quadro, a equipe formada por membros da W4W Brasil, WSL e Hurley deslocou-se até a comunidade, onde ofereceram acesso aos filtros, bem como um treinamento sobre a utilização correta do material. Cerca de 40 famílias foram beneficiadas com os equipamentos.
“Com uma longa parceria com a Hurley e a WSL, nós formamos um projeto para vir a Saquarema e identificamos uma comunidade com acesso limitado a boa água, então pudemos prover um sistema de filtragem capaz de fornecer água potável a todas as famílias, um para cada família. Cada sistema é desenhado para tornar no mínimo 3,5 milhões de litros de água em água segura e potável”, diz Renato Perotti, responsável pelas ações da W4W no Brasil.
O australiano Julian Wilson abriu mão do período de treinos nas ondas de Itaúna e Barrinha, pois fez questão de contribuir na distribuição dos materiais e interagir com a população local. Julian é o atual líder do ranking do circuito principal da WSL (juntamente com o brasileiro Italo Ferreira) e está na disputa do título do Oi Rio Pro, além de ser um dos grandes expoentes do surfe mundial.
“Além da importância da parceria com a WSL e Hurley, a presença de um atleta como Julian em uma atividade como a de hoje, dá mais credibilidade ao projeto. As pessoas prestam atenção no que ele diz, lançam sobre ele um olhar diferente. A comunidade presta muita atenção no que ele está fazendo, dizendo, nas lições que ele pode passar. Pode parecer algo pequeno, mas atitudes como a dele, fazem uma enorme diferença junto às pessoas”, relata Christian Troy, diretor executivo da W4W.
Para transportar confortavelmente a equipe e materiais, foram utilizados os carros da Toyota, modelos Hilux com cabine dupla e SW4, fruto de uma parceria com a concessionária Riozen.
Para saber mais sobre a ONG, acesse o site Waves for Water.