Com uma nota 10 sensacional, o paulista Filipe Toledo levantou a plateia na praia de Itaúna e comandou a dobradinha com Michael Rodrigues na quarta fase do Oi Rio Pro, nesta quarta-feira.
Em boas ondas de 1 metro e séries pouco maiores, Filipinho acertou um voo rodando espetacular de backside e os juízes não hesitaram em dar nota máxima ao atleta de Ubatuba.
Ele já vinha liderando o confronto com notas 5.83 e 8.33, e disparou de vez na liderança depois de acelerar em uma esquerda e completar uma rotação completa na junção, aterrissando de forma impactante.
Na briga pela segunda vaga, Michael Rodrigues escolheu melhor as ondas e obteve 5.37 e 5.57, contra 3.10 e 4.90 de Ian Gouveia, que vinha dando show nas direitas da Barrinha e queria muito surfar as esquerdas de Itaúna, mas acabou eliminado.
Ainda pela quarta fase do Oi Rio Pro, Gabriel Medina e Yago Dora garantiram a classificação nos duelos pendentes.
Depois da quarta fase masculina, a WSL retornou com a categoria feminina. As brasileiras Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb se enfrentaram nas quartas de final e Tati levou a melhor com 15.33 pontos, contra 4.60 de Silvana.
O título da etapa ficou com a australiana Stephanie Gilmore, que derrotou a californiana Lakey Peterson na finalíssima.
Foto de capa: Renan Vignoli