Dos cinco brasileiros classificados, dois já estão garantidos nas quartas de final, pois a bateria que vai abrir a quarta fase ficou 100% verde-amarela, entre Filipe Toledo, Ian Gouveia e Michael Rodrigues.
Os dois primeiros colocados avançam e o terceiro termina em nono lugar no Oi Rio Pro, marcando 3.700 pontos no ranking. Ian Gouveia foi o primeiro a se classificar. Ele surfou o melhor tubo nos dois dias de competição nas direitas da Barrinha e na saída atacou forte uma junção cavernosa para arrancar a maior nota do campeonato – 9,93.
Três dos cinco juízes chegaram a dar nota 10 para ele e essa onda liquidou o sul-africano Jordy Smith, que era até o favorito para vencer essa primeira bateria da terceira fase.
“Realmente, estou tendo que atacar qualquer junção que vier, depois de três 25a. colocações na Austrália. Estou precisando passar baterias, precisando fazer pontos, então estou amarradão por ter avançado mais uma”, disse Ian Gouveia, que apesar de preferir surfar esquerdas, ganhou sua maior nota no ano nas direitas.
“Hoje (terça-feira) realmente está a Barrinha que queríamos ver, mas eu continuo querendo surfar esquerdas. Fiz um treino em Itaúna e peguei altas ondas antes de vir aqui pra Barrinha, mas o vento começou a bater terral, então os tubos apareceram e realmente está sendo um show de tubos aqui hoje”.