Oi Rio Pro

Barrinha eletrizante

Gabriel Medina e Filipe Toledo são o Brasil nas quartas de final do Oi Rio Pro em Saquarema.

0
Gabriel Medina encerra o sábado com boa atuação na Barrinha de Saquarema.

Com uma boa atuação e sem levar sustos, Gabriel Medina passou pelo taitiano Michel Bourez e garantiu vaga nas quartas do Oi Rio Pro em Saquarema.

Clique aqui para ver mais fotos

Medina encerrou o sábado fazendo a festa do público na Barrinha, pico alternativo da etapa brasileira do Championship Tour.

Em ondas de 1,5 metro e séries maiores, mas inconsistentes, o atual campeão mundial escolheu bem as ondas e viu seu adversário fazer uma apresentação irregular.

Depois de esperar bastante no outside, Michel até começou melhor com 5.07, mas viu o brasileiro crescer de produção e construir seu somatório no decorrer da bateria, somando 7.93 e 6.50 nas duas melhores ondas.

Em um momento crucial do confronto, uma série pesada entrou na Barrinha e varreu os dois atletas, que foram auxiliados pela equipe de segurança aquática no retorno ao outside. Como Medina havia surfado a última onda, Bourez voltou com a prioridade.

Dia de praia lotada na praia de Itaúna.

Outra série despontou no horizonte e o taitiano escolheu a primeira onda, que foi ruim. Na de trás, o brasileiro – que até então tinha 6.07 como melhor nota – não desperdiçou a oportunidade e descolou 7.93, botando pressão em Bourez.

Com o adversário surfando abaixo da expectativa, Medina aproveitou outra chance para trocar sua segunda melhor nota por 6.50, totalizando 14.43 pontos, contra 9.27 do oponente.

“Estou bem feliz por ter passado a bateria, porque o mar estava bem difícil, muito balançado, então agora é esperar como vai estar amanhã (domingo)”, disse Gabriel Medina. “Espero que as ondas melhorem para eu poder surfar mais, mas achei uma pena o campeonato ter mudado pra Barrinha. A gente quase não surfa esquerdas no Tour e agora que chegamos em Itaúna, fomos colocados nas direitas de novo. Assim fica difícil ser goofy (posicionamento de quem surfa com o pé direito à frente da prancha) no circuito mundial. Para um goofy (footer) ganhar um título mundial, vai precisar surfar muito bem de backside (de costas para a onda)”.

Filipe Toledo também segue firme no Oi Rio Pro.

Confronto eletrizante

Outro brasileiro classificado às quartas é Filipe Toledo. O defensor do título da etapa superou o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater no melhor confronto do dia, levando a plateia ao delírio na Barrinha.

Filipinho saiu na frente com surfe progressivo, mandando 9.17 pontos logo na primeira onda, mas Slater também arrancou aplausos da plateia ao passar por dentro de um canudo com extrema velocidade e sair pouco antes da guilhotina, respondendo com 9.50.

A partir daí, ambos o surfistas tiveram dificuldade na busca por uma segunda nota expressiva e o bicho só voltou a pegar nos minutos finais, quando Filipe encontrou outro cilindro e fez a festa da torcida na Barrinha com 8.67 pontos.

Kelly Slater perde para Filipinho em duelo eletrizante.

Slater ainda trocou de prancha nos minutos finais e retornou ao outside em busca da virada, mas nenhuma série apareceu na Barrinha e a vitória ficou mesmo com o defensor do título do Oi Rio Pro em Saquarema.

“A bateria foi muito boa, mas estava difícil ouvir as notas lá fora”, disse Filipe Toledo. “Tinha muito vento e a galera gritando o tempo todo, então não dava pra entender as notas que eu tinha e quanto o Kelly (Slater) precisava. Eu comecei bem, com uma nota bem alta (9,17) e no final da bateria entrou aquela série incrível que consegui fazer um tubo que acabou confirmando a vitória. Eu quase caí no drop, mas Deus deu esse presente pra mim e espero que continue assim amanhã (domingo)”.

Já Deivid Silva, Michael Rodrigues e Jessé Mendes foram eliminados. Jessé ainda bateu na trave na última onda, somando 6.60 quando buscava 7.07 para bater Julian Wilson, enquanto Michael e Deivid perderam por placares mais elásticos para Frederico Morais e Kolohe Andino, respectivamente.

Vice-líder do ranking, Kolohe será o adversário de Gabriel Medina nas quartas, enquanto Frederico encara Julian Wilson.

John John Florence sente dores no joelho e abandona bateria, mas consegue vaga nas quartas e é dúvida para o domingo.

Florence abandona bateria

Com dores no joelho, o bicampeão mundial John John Florence abandonou sua bateria. Florence vencia o confronto contra o australiano Wade Carmichael, mas deixou a batalha faltando pouco mais de 10 minutos para o término.

O atual líder do ranking mundial ainda conseguiu avançar às quartas, já que Carmichael não conseguiu virar o placar na Barrinha.

Depois de ser atendido pelos médicos, John John Florence explicou que, ao decolar na onda, sentiu uma fisgada no mesmo joelho operado no ano passado e preferiu não arriscar, saindo da água imediatamente. O havaiano contou ainda que só vai competir neste domingo se estiver bem melhor. Caso sinta algum risco, Florence vai abandonar a prova, já que terá muitas competições pela frente neste segundo semestre.

A direção de prova já confirmou que vai encerrar a etapa no domingo, em pico a ser definido. A primeira chamada acontece na Barrinha, às 6:10h, para tentativa de início às 6:35h, mas o Point de Itaúna não está descartado.

Gabriel Medina atende fãs na Barrinha.

Quartas de final

Masculino

1 Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)
2 Frederico Morais (POR) x Julian Wilson (AUS)
3 John John Florence (HAV) x Jordy Smith (AFR)
4 Kolohe Andino (EUA) x Gabriel Medina (BRA)

Feminino

1 Lakey Peterson (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Keely Andrew (AUS) x Silvana Lima (BRA)
3 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
4 Stephanie Gilmore (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)