Em uma batalha eletrizante na Barrinha de Itaúna, Filipe Toledo deu o troco no 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que havia derrotado o brasileiro em Pipeline, Havaí, e Keramas, Indonésia.
Depois de muita expectativa, a prova foi transferida do Point para a Barrinha e os tubos deram as caras, bombando com séries acima de 1,5 metro.
Filipinho saiu na frente com surfe progressivo, mandando 9.17 pontos logo na primeira onda, mas Slater também arrancou aplausos da plateia ao passar por dentro de um canudo com extrema velocidade e sair pouco antes da guilhotina, respondendo com 9.50.
A partir daí, ambos o surfistas tiveram dificuldade na busca por uma segunda nota expressiva e o bicho só voltou a pegar nos minutos finais, quando Filipe encontrou outro cilindro e fez a festa da torcida na Barrinha com 8.67 pontos.
Slater ainda trocou de prancha nos minutos finais e retornou ao outside em busca da virada, mas nenhuma série apareceu na Barrinha e a vitória ficou mesmo com o defensor do título do Oi Rio Pro em Saquarema.
O round 4 do evento conta com baterias simultâneas e terá mais quatro brasileiros: Michael Rodrigues, Jessé Mendes, Deivid Silva e Gabriel Medina. Confira ao vivo.