Atual campeão mundial, Gabriel Medina está fora do Oi Rio Pro. O brasileiro chegou a liderar o placar contra Kolohe Andino durante boa parte do tempo, mas levou a virada e deu adeus à competição na última bateria das quartas de final, na Barrinha de Itaúna, em Saquarema.
Medina largou na frente com 6.50 e ampliou vantagem com 5.50. Kolohe demorou a entrar em sintonia com as ondas, mas cresceu de produção na reta final e diminuiu vantagem com 5.77 em um tubo rápido, seguido de um aéreo.
O brasileiro tentou ampliar vantagem com um aéreo full rotation de backside, mas não conseguiu completar a manobra e ainda teve a prancha trincada.
Na sequência, Kolohe, que surfava mais afastado do canto, recuperou a prioridade e foi em direção a Medina. Uma boa onda surgiu no outside e o californiano não desperdiçou a oportunidade, mandando um turn e um aéreo rodando na junção. Os juízes deram 7.33 e o drama passou a tomar conta da Barrinha.
Medina ainda apostou em uma esquerda na Barrinha, mas não foi feliz ao tentar o voo. Nos instantes finais, Kolohe ainda usou a prioridade para impedir uma nova investida do brasileiro. Sozinho no outside nos últimos segundos, Gabriel Medina não encontrou outra onda para apostar sua última ficha e deu adeus à prova.
Agora, Filipe Toledo é o único brasileiro na briga pelo título do Oi Rio Pro. O defensor do título da etapa derrotou Kanoa Igarashi na abertura das quartas e seguiu firme em busca da taça. No Feminino, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb caíram diante de Keely Andrew e Carissa Moore, respectivamente.
Confira a transmissão ao vivo das finais.